O verão ainda não chegou, mas as altas temperaturas sim. E esse é o momento ideal para tirar do papel aquela tão sonhada obra da piscina
Mas a pergunta que sempre fica é: por onde começo? Esse texto é um guia elaborado pelo arquiteto Vinícius Bernardo, do escritório Baya Arquitetos, que dará um passo a passo para tirar o projeto do papel.
1 – A primeira coisa a se fazer é contratar um profissional qualificado e licenciado. Ele será o responsável pela análise do local, pela elaboração e aprovação do projeto junto aos órgãos oficiais locais.
2 – Logo após é chegada a hora do briefing com o cliente. Esse é o momento que ele responde sobre a forma, medidas, tamanho e profundidade da piscina, além de acabamentos e acessórios como jatos, iluminação, entre outros.
3 – Após definido o projeto e com as licenças em ordem, é a hora da execução da obra, que começa com a escavação, passa pelo nivelamento, instalações, impermeabilizações e todo o processo de construção até o enchimento e tratamento de água.
4 – Se a escolha for piscina de alvenaria, é necessário um tempo maior para a conclusão, que vai de quatro a cinco meses. Agora, se a escolha for fibra de vidro ou vinil, de quatro a seis semanas.
5 – Para a temporada, o acabamento mais pedido em piscinas de alvenaria é o porcelanato e vinil. Além disso, é muito comum os clientes optarem por instalar sistema de aquecimento durante a obra.
6 – Outra tendência muito pedida atualmente é a construção de “prainhas” nas piscinas. Além dela, outra opção muito pedida são as piscinas naturais, que lembram a estética de mar ou lagos cristalinas.
Dica Bônus: vale a pena reformar a piscina?
Essa pergunta requer algumas considerações antes de ser respondida, pois depende do tamanho da reforma, pois, se for atualização de revestimento, instalação de cascata, ou troca de bordas, vale a pena sim, porque são obras sem muita complexidade. Agora, se for modificação no formato da piscina exige laudo técnico produzido por profissional especializado, pois reforma na estrutura física de piscinas antigas podem gerar fissuras ou outros problemas na estrutura da casa ou até nas residências vizinhas. Sendo assim, é muito importante contar com profissionais qualificados para executar essas modificações.
fotos: Projeto Baya Arquitetos