O roteiro, que passa por prédios icônicos da capital paranaense, é gratuito e tem vagas limitadas
Nos próximos dias 25 de novembro e 02 e 09 de dezembro, os residentes e visitantes de Curitiba poderão participar de uma viagem histórica pela cidade. A Factum Pesquisas Históricas promove, nessas datas, passeios culturais entre prédios da capital paranaense que são ou foram parte também da história da Família Hauer.
O projeto integra as ações de lançamento do Catálogo Seletivo de Documentos para a História Urbana de Curitiba: Família Hauer, editado e recentemente publicado pela Factum.
“Os passeios têm como objetivo observar e identificar edificações de arquitetura eclética que testemunharam as atividades dos Hauer, ressignificando assim a memória coletiva da cidade”, explica a historiadora Tatiana Marchette, autora do livro.
Cada edição do roteiro acomoda até 12 participantes, que podem se inscrever gratuitamente, através do formulário disponibilizado nas redes sociais da Factum: www.instagram.com/factumhistoria.
Cada passeio tem duração de três horas, iniciando às 9h. Antes de partir para a primeira parada, todos os participantes receberão de forma gratuita um exemplar do Catálogo Seletivo de Documentos para a História Urbana de Curitiba: família Hauer.
Roteiro do Passeio:
9h: O passeio começa no Castelo Hauer, à Rua do Rosário, antiga residência de José Hauer, o pioneiro da família a migrar para o Brasil e se estabelecer em Curitiba. O edifício hoje sedia a Reitoria da Uninter.
No local, o grupo será recebido pelo corpo docente da instituição, representado pelo professor doutor André Luiz Cavazzani. Na sequência, serão compartilhadas as explicações sobre o passeio, indicando os pontos de parada, horários e finalização.
10h: O grupo segue em direção à Rua Mateus Leme, esquina com a Rua 13 de Maio, onde está o edifício que abrigou, entre o final do século XIX até meados do XX, o Teatro Hauer e outros cinemas dele originados.
10h40: Largo da Ordem, onde haverá observação do prédio e do entorno onde funcionou a Ferragens Hauer, um dos comércios mais populares dos Hauer na cidade, que hoje abriga a sede central da Defensoria Pública do Estado do Paraná, na Rua José Bonifácio, 66, fundos da Catedral Basílica Menor de Curitiba.
11h10: Calçadão da Rua XV de Novembro, parando para observar o edifício onde funcionou a loja O Louvre Curitibano e outros detalhes arquitetônicos relacionados ao tema.
11h50: Praça Tiradentes, parando em frente ao Palacete Hauer (onde hoje funciona uma loja de departamento) e em frente ao que foi o Palacete Comendador Franco, no outro lado da rua, hoje bastante modificado. Ambos concentraram diversas atividades privadas, de lazer e de trabalho, da família Hauer e outras famílias de cultura alemã.
12h: O passeio termina no Marco Zero de Curitiba, na Praça Tiradentes.
“Este roteiro cultural proporciona uma oportunidade única para explorar a arquitetura e a história de Curitiba e homenagear a influente família Hauer, cujo legado continua a enriquecer a cidade”, conta Tatiana.
Todo o percurso será guiado pela estudante do último período do Curso de História da UFPR, Hellen Patrícia Martins, que fará uma imersão histórica com os participantes – que por sua vez poderão participar de uma exposição virtual no site da Factum, ao enviarem as imagens feitas durante o passeio.
O projeto cultural é realizado por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Curitiba, com incentivo do Consórcio Servopa e do Instituto de Oftalmologia de Curitiba.
Divulgação