Seguindo as tendências atuais baseadas no modo de vida e comportamento das pessoas, a Tintas Iquine divulga a cor do ano 2024. A “Campo Belo” 1573 – uma combinação entre verde e amarelo, que traz leveza, frescor e luminosidade – foi eleita pela sua força e vitalidade, além da versatilidade. O tom pastel possibilita combinações interessantes que proporcionam sensações de hospitalidade, receptividade, engajamento e trocas, ideal para o uso em uma sala de estar, por exemplo.
Anualmente a Iquine conta com a parceria da especialista em estudo global de cores e tendências com base nos últimos acontecimentos e na análise comportamental da sociedade. O Studio Justine Fox, sediado em Londres, na Inglaterra, é uma consultoria que estuda a forma como as cores afetam as pessoas e estimulam emoções usando-as como forma de transformação. A psicologia das cores é a chave para o estudo, que seleciona a aposta em tonalidade para cada ano.
A atmosfera de positividade convida as pessoas a uma maior conexão com a mãe natureza, foco no bem-estar coletivo e no papel individual de cada cidadão no futuro deixado para as novas gerações. A cor de 2024 da Iquine remete ao equilíbrio, senso de coletividade e a esperança. O amarelo é uma cor que desperta sentimentos de amizade, troca, inclusão e visão de futuro. Já o verde, estimula o equilíbrio, amor universal e respeito ao planeta. Essa combinação de tons revela a oportunidade de unir qualidade de vida e consciência coletiva.
O amarelo-verde em tom pastel possibilita um momento de refrescância, de tranquilidade, espaços de recomposição da mente dentro de casa. A cor remete a integração e transmite energia, além de imprimir personalidade e beleza. “Campo Belo” 1573 é uma aposta que casa perfeitamente com o estilo de decoração “Urban Jungle”, caracterizada pela busca pelo contato com a natureza através do uso de plantas e mix de materiais naturais. “O tom denota aconchego em sinergia com o ambiente capaz de promover uma atmosfera vibrante e contemporânea”, explica a gerente de Marketing e Inovação, Magaly Marinho. “Junto com a cor do ano lançamos também paletas complementares que demonstram combinações de cores atraentes que facilitam a vida dos consumidores”, completa.
PALETAS COMPLEMENTARES
COMBINAÇÕES DE CORES 01 | ‘LÂNGUIDO’
A mistura entre “Campo Belo” (1573) e “Mosqueiro” (1579) transmite suavidade e calma. O sutil traço de verde em “Uberaba” (1473) reforça o frescor e a luminosidade dos amarelos, tornando-os o cenário ideal para atenção plena e rituais diários que preparam para um novo dia.
Tons neutros melhoram a experiência sensorial descontraída evocando um ambiente de calma. Os toques requintados do roxo fresco em “Florianópolis” (1215) equilibram o calor da “Serra Pelada” (2202) em tons médios quando combinado com micro-acentos do “Campo Belo” (1573) que elevam a paleta, abrindo espaço para novas possibilidades.
As conexões humanas e naturais que nos ligam à terra e uns aos outros inspira as junções de “Tatu” (1714) e “Avaré” (1842). Em tons ricos e aconchegantes, esses marrons transmitem acolhimento enquanto o “Campo Belo” (1573) adiciona uma vibração positiva à mistura.
A imersão em tons profundamente saturados de base orgânica permite que a mente se recupere e descanse longe do mundo digital excessivamente estimulado. “Palmas” (2081), um verde vegetal é uma indicação perfeita para espaços de retiro, combinados com a tranquilidade do granito azul-acinzentado da “Gávea” (2121), “Campo Belo” (1573) oferece um único ponto de foco meditativo.
COMBINAÇÕES DE CORES 02 | ‘PRA CIMA’
O suave vermelho alaranjado da “Bauxita” (1044) inspira a riqueza da radiação de luzes no pôr do sol que transmite um sentimento de admiração emocional. Combinado ao “Solar do Unhão” (1743) e “Campo Belo” (1573) formam uma conjunção potente e energética.
“Matāo” (1633), um tom dourado que ultrapassa os limites entre o verde e o amarelo despertam uma sensação boa de santuário urbano descontraído. Combinado com a leveza fresca do “Campo Belo” (1573) e o “Maracujá” (1610) resulta em um espaço docemente tropical contemporâneo que denota carinho, positividade e bondade natural.
A profundidade do “Carimbó” (1143) com seu vermelho acentuado destoa da delicadeza do “Campo Belo” (1573) criando contraste de luz e sombra. Adicionado ao azul turquesa do “Maragogi” (1449) estimula conversas amigáveis.
A tonalidade refrescante do “Torres” (1410) combinada ao azul “Paquetá” (1281) e o radiante “Campo Belo” (1573) formam um cenário contemplativo que auxilia no bem-estar e possuem propriedades regenerativas.
COMBINAÇÕES DE CORES 03 | ‘LUMINOSO’
Os tons pastéis de “Londrina” (1196) e “Caeté” (1797) provocam o aumento dos níveis de dopamina, conhecidos como hormônios da felicidade. O toque cítrico do “Campo Belo” (1573) complementa trazendo sofisticação e causando sorrisos em adultos e crianças. A “Mimosa” (2206) e a “Melancia” (1100) intensificam os sentimentos de festa, emoção e alegria quando utilizados em espaços sociais. Esses tons quentes são arrematados pelo “Campo Belo” adicionando fluidez.
O azul estimula a criatividade, a sede de conhecimento e a receptividade. “Recife” (1240) dá o tom para um espaço multifuncional onde trabalho e a vida familiar coexistem harmonicamente. O verde exuberante da “Maçā Verde” (1534) atinge um equilíbrio saudável nesse relacionamento e potencializa o otimismo de “Campo Belo” (1573). A proposta de colocar o acolhedor “Campo Belo” (1573) no centro desta paleta e criar um espaço cheio de vitalidade e descontraído torna o “Cajá” (1730) e “Canjica” (2216) uma união perfeita que reflete em um ambiente amigável e convidativo.
Sobre o Grupo Iquine
O Grupo Iquine detém a maior indústria de tintas do Brasil com capital 100% nacional e a terceira do país em volume de produção, envolvendo 900 colaboradores diretos. Atuando nos segmentos de tintas imobiliárias e industriais, seus produtos estão presentes em mais de 20 mil pontos de vendas em todo o país. Fundada como Tintas Iquine em fevereiro de 1974, no Polo Industrial de Jaboatão dos Guararapes (Grande Recife), o Grupo Iquine se transformou em um dos maiores do Brasil, consolidando sua marca no mercado nacional através da qualidade de seus produtos. As operações do Grupo Iquine ganharam ainda mais força com a aquisição da Tintas Hidracor, em outubro de 2020. O Grupo Iquine é vinculado à Associação Brasileira dos Fabricantes de Tintas (Abrafati), com certificação de Qualidade concedida pelo Programa Setorial de Qualidade (PSQ) e está em conformidade com todas as exigências e normas de qualidade do segmento. Atualmente, possui capacidade de produção de 220 milhões de litros por ano, somadas as três unidades fabris, sendo duas localizadas no estado do Ceará (em Maracanaú e Acarape) e uma em Pernambuco (Jaboatão dos Guararapes), além de um centro de distribuição no estado de São Paulo (Guarulhos) e Rio de Janeiro.
Créditos fotos: Arquivo Iquine