“Se eu precisasse resumir a coleção em apenas três palavras seriam: transformação, qualidade e azul. Essa coleção tem muito a ver com o desejo de realizar criações que sempre quis fazer, e novamente estou tendo a oportunidade de torná-las realidade.” – Luiz Claudio, Diretor Criativo
O Nobre Azul se baseia no azul waji, um pigmento obtido de um longo processo de cultivo e cura de plantas, originando o índigo. O fascínio exercido por essa cor é quase hipnótico e vibrante. Assim, é pensada a coleção de inverno 2024 da Apartamento 03, uma narrativa que ecoa a essência cativante do azul. Um olhar sobre a profundidade da cor atlântica e a altivez dos céus, e a possibilidade de pintar realezas que não existiam, desdobrando-se em criações autênticas e marcantes.
A coleção explora novas formas de expressão, recriando o antigo por meio de técnicas de patchwork que dão vida a peças opulentas e profundas, refletindo a cor do waji. Ao mesmo tempo, floresce em peças modernas, com cortes e costuras bem definidos, exibindo um equilíbrio entre tradição e contemporaneidade. A fusão de elementos resulta em criações que transcendem o tempo, revelando uma estética que é tanto atemporal quanto inovadora.
A essência marcante do anil, tão intrínseca à realidade brasileira, encontra-se presente em cada detalhe, representando não apenas uma cor, mas uma conexão emocional. A paleta de cores transita entre o azul, branco e preto, juntamente com elementos que exercem um fascínio radical exercido pela cor. Também vale lembrar da capacidade transformadora do azul, que se torna escudo de proteção e sinal de mudança. Compõem a estética da alfaiataria, franjas, bordados e penas.
Da mesma maneira que o anil era usado para conferir significado e conexão espiritual, as peças da coleção Nobre Azul carregam consigo não apenas a cor, mas também a herança e a vibração dos rituais, criando um elo entre o passado e o contemporâneo, celebrando a beleza e a profundidade dessa tradição em um contexto moderno e expressivo.
“O Nobre Azul é um testemunho da tradição reimaginada, onde o azul se torna um portal para a autenticidade e a essência atemporal, exibindo a harmonia entre herança e inovação, enquanto conta a história viva e pulsante de uma cultura entrelaçada em cada costura e pigmento”.
Ficha técnica:
Diretor Criativo: Luiza Claudio SIlva
Stylist: Daniel Ueda
Assistente de styling: Hugo Machado
Diretor de casting: Bill Macintyre
Trilha: Max Blum
Cabelo: Truss
Make: Camila Anac para Eudora
Acessórios: Carlos Penna
Sapatos: Pura
Bolsas; Estúdio
DIWO Apoiador: Texprima
fotos: @lecanovo