Atleta curitibana conquista vaga para o mundial de triathlon, o The Championship 2018, evento com a bandeira CHALLENGE – um dos mais importantes campeonatos europeus da categoria – que acontece em junho na cidade de Šamorín, Eslováquia

São 1.900 metros de natação, 90 km de ciclismo e 21 km de corrida que serão percorridos por cerca de 1.600 atletas profissionais e amadores de diversas nacionalidades. Para participar da competição apenas atletas pontuados em outras competições da bandeira Challenge pelo mundo estão aptos a ingressar no evento. No Brasil, uma das pré-seleções foi realizada no mês de dezembro de 2017 durante o Challenge Florianópolis. E foi nesta competição que a atleta de Curitiba (PR), Juliane Ramos, categoria 35/39 anos, conquistou seu lugar na etapa europeia.

“Foi minha 3ª prova na distância e a mais intrigante. Eu havia perdido meu pai há menos de um mês da prova e não tinha idéia de como seria. Mas a prova foi incrivelmente encaixada, e acabei na quarta colocação no meu age group, o que me rendeu a classificação para o Mundial (classificam direto os 6 melhores de cada categoria)”

“Mas depois de conquistar uma vaga pro mundial ainda tem um outro desafio, o de conseguir confirmar a participação na prova”, confidencia a atleta. “E isto eu devo ao meu patrocinador, o Marcelo Almeida Cultura (MAC). Com a sua plataforma de incentivo ao esporte, o MAC acreditou no meu potencial. Estou treinando muito e pode ter certeza de que não vou decepcionar”, afirma empolgada.

Marcelo Almeida (na foto) é o idealizador do MAC, o portal Marcelo Almeida Cultura, um canal de informação, entretenimento e sustentabilidade, com dicas de livros, turismo, saúde e muitas ideias inovadoras que estão mudando o mundo para melhor.

Através do MAC, Almeida patrocina mais dois atletas: Fellipe Santos (profissional) e Diogo Ratacheski (para-atleta).

Correr, nadar, pedalar….e trabalhar mais de 8 horas por dia!

Não é para qualquer um, com certeza. Para cumprir uma rotina como a da triatleta paranaense é preciso muita determinação.

“Acordo todos os dias as 4h50. Às segundas, quartas e sextas corro pela manhã no Parque Barigui, mais próximo da minha casa, e de lá vou direto para o trabalho. Tomo banho na empresa mesmo para economizar tempo, já que tenho uma carga horária diária de oito horas e meia. Nos mesmos dias, nado no horário do almoço. Às segundas, no final do dia, faço fisioterapia com as profissionais do “Corra com Postura” pra dar uma alongada e fazer alguns exercicios funcionais. Terças e quintas faço meu treino de ciclismo no rolo em casa ou vou até a BeCyle, estúdio de ciclismo indoor. Sábados normalmente temos treino de transição (pedal + corrida) e domingo é dia de treino longo de pedal. Um dia completamente off é praticamente uma raridade, mas tenho um a cada três semanas”, descreve.

Juliane treina na Webtreino, assessoria esportiva com mais de 18 anos de experiência no triathlon. Sob a supervisão do diretor técnico, Mauricio Letzow – triatleta há mais de 25 anos e que ostenta em seu curriculo 17 Iron Man, inclusive com participação no Campeonato Mundial de Ironman, em Kona. Letzow é responsável pelos treinos de natação. “São treinos de 60 minutos, três vezes por semana, numa média de 2 mil e 500 metros por sessão. Com correções na parte técnica deixamos o nado da Juliane bem mais eficiente, reduzindo o número de braçadas, tornando-a uma atleta mais econômica na natação. Isto resulta numa evolução técnica que faz com que ela siga na prova para o ciclismo e a corrida com menos desgaste”, explica. Um dos grandes desafios do Challenge na Eslováquia, e sem dúvida um dos mais icônicos para profissionais de alto nível, será realizar a prova de natação no rio Danúbio, pois a performance em rio torna-se completamente diferente da obtida no mar.

Já os treinos de ciclismo e corrida estão sob a supervisão do treinador Mario Benato que iniciou a preparação da atleta para o Mundial no dia 08 de janeiro. Desde então o foco em cada uma das modalidades está no trabalho de força, velocidade e resistência. De lá pra cá encaixamos duas “provas testes” que foram o SESC Triathlon no dia 04/03 e o TH3 no dia 08/04. Essas duas provas foram inseridas dentro do nosso planejamento para analisarmos os pontos positivos e negativos e assim realizar os ajustes necessários para que a atleta chegue no mundial em sua melhor forma”, explica Benato.

Segundo o treinador “agora falta pouco! É importante ter a cabeça no lugar e não deixar perder o foco! O resto será apenas consequência do trabalho realizado”, finaliza.

Com as cores verde e amarela no uniforme, a triatleta Juliane Ramos está treinando com afinco. “Espero fazer uma excelente prova lá”, explica. A prova acontecerá no incrível X-Bionic®Sphere na cidade de Samorin, na Eslováquia, no dia 3 de junho de 2018 e contará no start list com grandes nomes do triathlon mundial, como Lionel Sanders, canadense, campeão de Kona 2017 e campeão do The Championship 2017, Sebastian Kienle, alemão, vice-campeão do The Championship 2017 e Lucy Charles, atleta do Reino Unido, campeã em 2017 e vice campeã de Kona 2017, entre outros.

Patrocínio: MAC (Marcelo Almeida Cultura). Apoio: S Bikes, Corra Com Postura, Bula Verdde/Safe Runners, Dentro D´água e Loja Território. Além de parceria com a Academia Nado Livre e a Horus Informatica.

X-BIONIC® SPHERE – Um Complexo Olímpico

O X-Bionic® Sphere é o Centro Oficial de Treinamento Olímpico da Eslováquia. Com uma área total superior a 1 milhão de metros quadrados, o complexo oferece condições de treinamento em nível profissional para 27 esportes olímpicos, no qual se destacam um dos maiores e mais modernos centros equestres, estádio de atletismo, além de um complexo de hotelaria de alto padrão internacional.

Somos um veiculo de comunicação. As informações aqui postadas são de responsabilidade total de quem nos enviou.