Original, Baunilha, Chocolate, Barista e Receitas utilizam tecnologia diferenciada na enzima da aveia que garante mais sabor; bebida já está sendo disponibilizada nas gôndolas.
A Fazenda Futuro, primeira foodtech da América Latina voltada à produção de carne à base de plantas sem nada de origem animal, acaba de anunciar o lançamento da sua primeira bebida à base de aveia, o Futuro Aveia.
A linha conta com cinco versões: Original, Baunilha, Chocolate, Barista e Receitas. A versão Original é a mais neutra e próxima do leite de vaca. Ideal para ser consumida pura, ou com cereais e granola. A Baunilha possui um aroma suave que fica excelente batida com frutas. Quem não lembra do chocolate gelado da padaria? Se tem saudades deste sabor, o Futuro Chocolate chegou para te lembrar. A cremosidade na espuma do café fica por conta do Futuro Barista.
Já a versão Receitas, um dos grandes diferenciais, possui apenas dois ingredientes (água e aveia), com sabor neutro e zero gordura, é para ser utilizada tanto em receitas doces quanto salgadas, sendo ideal para criar molhos, cremes, pudins, bolos e/ou qualquer preparação como substituto 100% vegetal para o leite de vaca. Três lançamentos da linha (Original, Baunilha e Receitas) já estão sendo disponibilizados em mercados que a Fazenda Futuro tem atuação com um valor médio de R$ 15,75. Já a versão Chocolate e a Barista, devem chegar às gôndolas em agosto.
O Futuro Aveia utiliza uma tecnologia diferenciada na enzima, que garante o melhor sabor, trazendo uma bebida mais neutra, branca e cremosa, se aproximando do leite de vaca. Além de ser fonte de cálcio e fibras, a bebida é sem lactose, livre de glúten e possui menor potencial alergênico do que o leite de vaca e até mesmo de outras bebidas vegetais, como as feitas à base de castanhas e oleaginosas. A bebida de aveia ainda tem a vantagem de ser a mais sustentável com um menor gasto de água em sua produção versus as demais bebidas vegetais.
Líder no mercado brasileiro na categoria plant-based com 44% de marketshare, segundo levantamento da Scanntech, a Fazenda Futuro entra no promissor mercado de laticínios vegetais, que deve crescer pelo menos 130% até 2025 (Tetrapack). “Estamos entrando em um novo ciclo de vida na empresa, Fazenda Futuro 2.0, e o nosso objetivo é nos tornar a fazenda do futuro. Seguindo nosso propósito de mudar a maneira que o mundo come, queremos revolucionar o setor fornecendo produtos no setor alimentício, de qualidade. A Fazenda Futuro está se transformando em um balcão único onde os consumidores podem encontrar tudo o que encontrariam em uma fazenda real, mas à base de plantas”, aponta Marcos Leta, fundador da startup. A ideia, segundo Leta, é continuar trabalhando mais inovações em produtos como mel, queijo, manteiga e iogurte, todos pensados com a mais recente tecnologia de ponta para produzir alimentos inovadores em textura e sabor.
Sobre a Fazenda Futuro
Fundada em maio de 2019, por Marcos Leta e Alfredo Strechinsky, a Fazenda Futuro é a primeira foodtech e lifestyle brand da América Latina que utiliza tecnologia de ponta para criar a melhor carne de origem vegetal do mercado. Sua abordagem inovadora lhes permite criar alimentos com o mesmo sabor, textura e suculência de carne bovina, suína e de frango – sem prejudicar os animais nem o planeta. Os dois fundadores se uniram na preocupação com o índice de consumo de carne da população mundial e lançaram a marca com um propósito ambicioso: mudar a forma como o mundo come de uma maneira que seja boa para as pessoas, para o planeta e para seu prato. Por conta de seus diferenciais,
Criado através de um processo tão único quanto às causas que existem para apoiar, envolvendo tecnologia e engenharia, Leta & Strechinsky colocam pesquisa e desenvolvimento no centro do negócio. Quase um terço da receita bruta é reinvestida em P&D, pois o foco é sofisticar a tecnologia a ponto das pessoas não reconhecerem o que é animal e vegetal. O portfólio conta com o Futuro Burger – primeiro produto da marca que hoje já é líder na categoria- Futuro Burger Defumado, Carne Moída do Futuro, Almôndega do Futuro outra líder, Futuro Frango, Linguiça do Futuro, Futuro Atum, Kikikibe, Mini Burger e Franguito, cada um com sua própria fórmula sem transgênicos e, claro, sem boi, porco ou galinha. Entre os ingredientes mais usados estão proteína isolada de soja, de grão de bico, além de beterraba, óleo de coco e alga marinha.
Com quase 4 anos de existência e como Future Farm, a marca já está presente em 30 países como Inglaterra, Holanda, Suécia, Emirados Árabes, Chile, Uruguai e Estados Unidos.
Prêmios Fazenda Futuro
A Fazenda Futuro foi premiada World Changing Ideas 2020 pela Fast Company; Foi premiada como “Branding” no Latin American Design Awards; Conquistou o melhor design de embalagem pela The Dieline; O Futuro Burger ganhou na categoria de melhor vegano e plant burger do The Grocer, Reino Unido, país onde a marca esteve entre os 10 melhores anúncios ao ar livre de campanha em 2021; Também garantiu o prêmio de melhor novo produto pela Vegnews, no Expo West Trade Show e, além disso, o recente lançamento da marca, Futuro Atum, recebeu o título de melhor produto internacional pela Alimentaria. Já este ano, 2022, Fazenda Futuro conquistou o “Progressive Grocer Impact Awards”, que tem como objetivo homenagear empresas que estão focadas no bem maior, e foi reconhecida como vencedora na categoria de conservação de recursos e sustentabilidade.