* por Helen Mavichian, psicoterapeuta infantojuvenil
Durante as férias, é comum que as crianças tenham mais tempo livre para explorar diferentes atividades e experiências. Embora seja importante e essencial que elas se divirtam, descansem, e tenham tempo de ócio, também é fundamental que aproveitem esse período para estimular o desenvolvimento socioemocional. Ou seja, às habilidades e competências que permitem que compreendam e lidem com suas próprias emoções, estabeleçam relacionamentos saudáveis, tomem decisões responsáveis e se adaptem às diversas situações da vida.
Investir no desenvolvimento socioemocional durante as férias é bem oportuno e essencial para o crescimento global das crianças, sendo uma das maneiras mais simples de gerar vínculos emocionais significativos. Para isso, é importante que os pais e cuidadores tenham disponibilidade para dedicar tempo de qualidade no envolvimento com as crianças, ouvindo suas experiências, compartilhando histórias, jogando juntos ou participando de atividades que despertem a atenção plena delas. Essas interações, além de fortalecerem os laços afetivos, promovem maior conexão entre os pais e as crianças, além de confiança e empatia.
As férias podem ser também uma oportunidade para incentivar a autonomia e a tomada de decisões responsáveis. Permitir que as crianças participem na escolha de atividades, no planejamento de passeios ou na resolução de problemas cotidianos, ajuda-as a desenvolver habilidades como pensamento crítico, resiliência e autoconfiança. Ao dar espaço para que as crianças exerçam suas capacidades, os adultos contribuem para a construção de indivíduos mais independentes e seguros de si.
Outro ponto importante é estimular o desenvolvimento das habilidades socioemocionais, como a empatia, a resolução de conflitos e a habilidade de se comunicar efetivamente. Um caminho pode ser proporcionar experiências que permitam às crianças interagir com diferentes pessoas e culturas, como visitar museus, participar de atividades comunitárias ou envolver-se em projetos voluntários. Essas vivências ajudam a ampliar a perspectiva das crianças, desenvolvendo sua compreensão do mundo e a capacidade de se relacionar de forma positiva com os outros.
Por fim, é importante ressaltar que o desenvolvimento socioemocional é um processo contínuo, que não se limita apenas às férias. É necessário que haja um trabalho constante durante todo o ano, tanto em casa quanto na escola. No entanto, as férias proporcionam um período privilegiado para intensificar essas experiências e consolidar os aprendizados adquiridos. Investir no desenvolvimento socioemocional durante as férias escolares é uma forma de preparar as crianças para lidar com os desafios e as demandas do mundo atual. Ao fortalecer suas habilidades emocionais, sociais e cognitivas, os pais e responsáveis favorecem a formação de indivíduos mais resilientes, empáticos e preparados para enfrentar as diversas situações que a vida apresenta.
Sobre Helen Mavichian
Helen Mavichian é psicoterapeuta especializada em crianças e adolescentes e Mestre em Distúrbios do Desenvolvimento pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. É graduada em Psicologia, com especialização em Psicopedagogia. Pesquisadora do Laboratório de Neurociência Cognitiva e Social, da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Possui experiência na área de Psicologia, com ênfase em neuropsicologia e avaliação de leitura e escrita. Mais informações em https://helenpsicologa.com.br/
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