Experiente, a arquiteta Júlia Guadix destaca os tópicos importantes para o ambiente

A organização no lar certamente transmite uma sensação de leveza e bem-estar aos ambientes, pois quando tudo está no seu devido lugar, fica fácil de se encontrar o que deseja. E isso serve para todos os cômodos, inclusive para a área de serviço. Geralmente deixada para segundo plano, além da lavagem das roupas e disposição dos itens de limpeza, é comum que o ambiente fique com uma atmosfera de ‘quartinho da bagunça’ para onde são levados ferramentas e utensílios que raramente são acessados pelos moradores.

Neste apartamento assinado pela arquiteta Júlia Guadix, a marcenaria planejada da área de serviço possibilitou que tudo ficasse organizado no ambiente. Além dos armários com grande profundidade, ao lado da lava e seca, que foi embutida no projeto, três gavetas recebem os sapatos que foram limpos e precisam secar | Foto: Guilherme Pucci 

Também conhecida como lavanderia, é possível sim atribuir mais tarefas para ela. Mas organização é a palavra-chave para que tudo possa acontecer. “Saber como arrumar esse espaço não apenas facilita as tarefas diárias, como também melhora a estética de um cômodo que é super importante para o funcionamento da casa como um todo”, detalha a arquiteta Júlia Guadix, à frente do Studio Guadix. Comumente com áreas reduzidas, o pouco espaço torna-se outro ponto que reforça uma distribuição equilibrada e muito bem pensada, caso contrário, acaba se tornando um desgosto para os moradores.

“Ao contrário do que muitos possam pensar, essa não é uma tarefa muito difícil. No projeto de arquitetura de interiores, desde armários, prateleiras e nichos, bem como cestos e caixas organizadoras são recursos excelentes para deixar tudo no lugar”, enfatiza a profissional. Assim, acompanhe suas orientações:

Por onde começar?

Conhecer os itens que serão guardados no armário é o primeiro passo para uma área de serviço organizada. Neste apartamento, a arquiteta Júlia Guadix elaborou um móvel que, além de armazenar produtos e utensílios de limpeza, também abriga a máquina lava e seca, economizando espaço no ambiente. | Foto: Guilherme Pucci 

De acordo com Júlia, o primeiro ponto a ser considerado é aquilo que será guardado no cômodo. Profissional de arquitetura e morador precisam definir se estarão os produtos e utensílios habituais de limpeza, ou se haverá demanda para acomodar outros itens, como caixa de ferramentas. O próximo passo é definir as finalidades do ambiente, como apenas a atividade de lavar roupas ou também para passar – que demandará a abertura da tábua e um cabideiro para acomodar as peças.

Prateleiras ou armários?

Neste projeto, a arquiteta Júlia Guadix posicionou prateleiras para atender as necessidades dos moradores no dia a dia. Ao lado da lava e seca, o armário abriga produtos de limpeza e outros objetos | Foto: Guilherme Pucci 

Como a área de serviço não dispõe de muito espaço para circulação, a instalação de armários e prateleiras são ótimas apostas para organizar sem ocupar em demasia o ambiente. Segundo Júlia, existem três tipos de armários: aquele instalado na parte inferior da bancada, o aéreo e o alto, que vai do chão ao teto. “Sempre gosto de deixar um armário que vai do piso ao teto, pois assim conseguimos guardar vassouras, tábua de passar e, às vezes, até um varal dobrável, entre aqueles elementos que são fundamentais, mas não são bonitos para ficarem expostos”, explica. Já as prateleiras, são normalmente fixadas acima da bancada e acompanhadas por um varão disposto para receber as peças penduradas em cabides. “Sem contar que são suporte para caixas organizadoras acomodam outros produtos pouco acessados pelos moradores”, completa.

Analise as medidas

atenção com as medidas de armários e prateleiras também é de extrema importância na área de serviço, sendo que o comprimento e a largura das prateleiras variam de acordo com o tamanho do ambiente – entretanto, como uma referência padrão, 40 cm de profundidade garante uma arrumação com folga. Caso as prateleiras sejam posicionadas ao lado do armário, a indicação é acompanhar a profundidade do móvel como uma estratégia de assegurar a percepção de continuidade. “Quando uma prateleira fica logo acima de uma bancada, precisamos que ela seja 25 cm menos profunda que a bancada como forma de evitar que as pessoas batam a cabeça”, orienta a arquiteta.

Para receber vassouras, rodos, pás e outros utensílios de limpeza, 60 cm de frente é um bom tamanho, cabe até um varal dobrável. E considerando que a área de serviço em geral é um cômodo reduzido, entre 40 e 45cm de profundidade já é o suficiente. “Em relação à altura, 1,50 m já cabem vassouras e afins, mas sempre gosto de executar esses armários com altura do piso ao teto e colocar prateleiras reguláveis para aproveitar bem os espaços.”, aconselha Júlia.

Acessórios organizadores

Cestos e caixas organizadoras são boas alternativas para evitar bagunças na área de serviço. Elementos como prendedores, produtos e panos ficam melhor acomodados quando estão dentro de um recipiente, facilitando o seu acesso. O morador pode escolher cestos para roupas sujas e limpas que já ajudem no dia a dia, como definir um cesto menor para meias e peças íntimas, ou até mesmo para dividir por cores para simplificar na hora da lavagem.

 Sem espaço na área de serviço

Nem sempre a área de serviço apresenta espaço suficiente para armazenar tudo oque se precisa. Sendo assim, a alternativa é recorrer a outros cômodos, como na sala de estar deste apartamento, onde a arquiteta Júlia Guadix encontrou um espaço para os utensílios de limpeza. Com o efeito ripado da marcenaria, quando as portas estão fechadas elas ficam mimetizadas ao painel e ajudam a ampliar o ambiente| Foto: Guilherme Pucci 

Caso a área de serviço não ofereça espaço suficiente, Júlia aconselha o morador a guardar os itens em algum local acessível como varanda ou cozinha, desde que bem separados e camuflados. “Vale lembrar que em residências com crianças, idosos e pets, produtos de limpeza devem ficar longe do seu alcance, seja em prateleiras mais altas ou em armários com travas”, finaliza Júlia.

Sobre o Studio Guadix

Fundado em março de 2016 pela arquiteta Júlia Guadix, o escritório, que antes se chamava Liv’n Arquitetura, nasceu com o intuito de construir, junto aos clientes, projetos originais e personalizados, capazes de promover mudanças tanto no imóvel como no estilo de vida dos moradores. A troca de nome para Studio Guadix, planejada por Júlia e seu irmão Victor, que também integra a equipe, aconteceu em 2021. Mas o propósito da arquiteta segue o mesmo desde o princípio: entregar trabalhos que passem a ideia de conforto e modernidade por meio de um estilo simples, acolhedor e atemporal. Até agora, são mais de 30 reformas concluídas.

Av. Dr. Cardoso de Melo, 291, São Paulo – SP

(11) 94537 – 0101

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Instagram: @studioguadix

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