A dermatologista Luciana Garbelini dá dicas de cuidados que podem ajudar a manter a pele saudável, hidratada e com boa aparência 

Cuidar da pele durante o inverno exige um pouco mais de tempo e esforço, porque as condições são extremas para nossa barreira protetora sensível. A pele fica exposta à elementos como ar frio, vento e sol, além da baixa umidade que é comum nessa época do ano. Com o tempo seco isso se torna ainda mais relevante. “O clima frio e o ar seco podem deixar a pele com um aspecto menos radiante, mas com os ingredientes certos, é possível manter uma aparência mais saudável”, afirma a dermatologista Luciana Garbelini.

Confira alguns cuidados básicos que podem ajudar na rotina:

Manter a umidade da pele. Não tome banhos muito quentes e longos, beba bastante água e, se possível, use um umidificador de ambiente.

Ureia. É um ótimo ingrediente durante os meses de inverno, tanto para o rosto quanto para o corpo, quando nossa barreira cutânea não pode necessariamente tolerar os ingredientes fortes e ativos como na primavera e no verão.

Ácido hialurônico. Tem um impacto poderoso quando se trata de hidratação, ligando-se às moléculas de água para reabastecer e aumentar os níveis de umidade das células da pele e preenchendo a pele para reduzir os efeitos da desidratação. O melhor é que é suave, então a maioria das pessoas podem usá-lo, não importando o tipo, condição ou rotina da pele.

Vitamina C. Este ingrediente poderoso está repleto de antioxidantes que trabalham para neutralizar os radicais livres do ambiente que podem causar estragos em nossa pele. Também ajuda a combater a desidratação, o tom de pele irregular e reduz o aparecimento de alguns dos sinais visíveis de envelhecimento. Melhor aplicado como um soro tópico no início de sua rotina de cuidados com a pele (após a limpeza), ele ajuda trazer luminosidade.

Protetor solar. Só porque está frio lá fora não significa que o sol não está afetando sua pele. Mesmo trabalhando em casa, a tela do computador também afeta a pele e pede proteção. Use protetor solar todos os dias.

Mantenha-se em atividade. Embora não haja nada melhor do que aconchegar-se sob um cobertor quente no inverno, permanecer ativo aumenta a circulação, a pulsação e dá um brilho saudável. Mesmo apenas meia hora de caminhada três vezes por semana ajudará a manter sua pele radiante.

Bom sono. O sono pode ser um dos momentos de reparação mais produtivos do seu corpo, inclusive para a pele.

Sobre Dra. Luciana Garbelini

Dermatologista Formada pela Universidade de Santo Amaro. Residência médica em Dermatologia na Universidade de Santo Amaro, Pós-graduada em cosmiatria e estética no Instituto Superior de Medicina. Membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Somos um veiculo de comunicação. As informações aqui postadas são de responsabilidade total de quem nos enviou.