Consultora fala sobre as principais dúvidas para a decoração natalina e ensina segredos para deixar a árvore e o ambiente mais bonitos
Chegamos ao momento tão aguardado por todos, que é o Natal. A celebração da vida, prosperidade e paz ao lado de familiares e amigos especiais. E, uma das coisas mais divertidas e esperadas durante essa data são as decorações que podem ser realizadas na árvore de natal, portas e ambientes.
Confira abaixo várias ideias de decoração que foram separadas por Karla Silva – desginer de interiores – e deixe sua casa e ceia ainda mais incríveis:
Um – Melhor local onde colocar a árvore de natal
Com certeza todos gostariam de colocar a árvore logo na entrada de casa, em local bem visível, mas nem sempre é possível. Então opte por um lugar que não vá atrapalhar a circulação da sua casa e que não fique em uma área com corrente de vento.
Outra dica é substituir uma poltrona da sala (se conseguir acomodar essa poltrona em outro cômodo) para conseguir um lugar de destaque para sua árvore.
Dois – Proporção do tamanho da árvore para o local
Se for pequena, opte por colocá-la em cima de algo. Às vezes você já tem uma árvore pequena e não quer investir em uma nova, então escolha um lugar de destaque para ela não parecer “pobre”.
Acomode em cima de uma mesa, enfeite o entorno, preencha com sacolas, mesmo que vazias, ao redor, coloque um tecido na base e dê a real importância para ela.
Três – Quanto tempo usar os mesmos enfeites e decoração
Não é barato decorar uma árvore, ainda mais se ela for grande, porque existe uma proporção de enfeites para o número de hastes. Em torno de 50% aparecendo as folhagens, 50% decorada. Menos decoração faz com que ela pareça muito “pelada”. Trabalhar com uma margem de 10% para mais, tudo bem, porém para menos não é aconselhável.
Se você é daquelas que gosta de um tema por ano, uma ideia é criar um grupo de amigas que gostem também, e todo ano os enfeites circulam entre vocês, assim o investimento é viabilizado.
Quatro – Como começar a montar
Depois de escolher a árvore e o local, separe tudo que você pretende segurar.
Já coloque a árvore na posição final e se for ficar em cima de algo, já disponha.
Abra os pés e vá colocando as partes. Existem árvores totalmente desmontáveis, mas depois de montar cada parte, abra as folhagens e deixe ela bem natural.
O Próximo passo são as luzes: antes de encaixar, já ache o plug para não ter que ficar procurando depois.
Uma boa dica é amarrar uma fitinha nas terminações para achar fácil. Aí quando for ligar você tira a fita e na hora de desmontar e na hora de guardar é só colocar novamente.
Cinco – Como começar a dispor os enfeites
Vá colocando um em cima, dá um passo e um no meio, mais um passo e outro em cima. Vá fazendo esse zigue e zague com cada elemento. Por exemplo, bolas vermelhas, depois só bolas douradas e assim por diante. E para finalizar, a cereja do bolo, a peça mais linda no topo.
Seis – O que mais combina com a árvore e o que mais é possível decorar
O ideal é colocar mais um ou outro enfeite pela casa. O indicado é que seja o mesmo tema da árvore, colocar um centro de mesa na sala, outro na mesa de jantar. Uma guirlanda na porta de entrada.
Dá pra decorar o quarto dos filhos, já que as crianças amam vivenciar esses momentos. Então dá pra curtir muito com eles.
Dica extra: quem tem a tradição do natal, independente da religião, ensine ao filho e ao próximo, o real motivo desta comemoração. E deixe seu coração cheio de amor.
“Fazer a decoração de fim de ano é sempre um momento especial entre a família e que pode ser ainda melhor para quem tem filhos. O ideal é sempre escolher peças e artigos que combinem com o ambiente e deixe as cores da casa mais viva, intercalando entre a árvore de natal, a guirlanda na porta, as decorações externas e, claro, os ambientes da residência”, comenta Karla Silva, designer de interiores.
Karla explica que a decoração pode ser feita de diversas maneiras diferentes. “Existem centenas de formas de realizar a decoração de natal e ano novo, essas são apenas algumas dicas para deixar o ambiente ainda mais bonito, mas é possível utilizar arranjos de flores, toalhas para mesas, balões e muitos outros enfeites”.
Sobre Karla Silva
Karla Silva é designer de interiores, influenciadora de decoração, moda e mercado imobiliário de luxo. Co-fundadora da BK Concept Store. Além disso, também é autora do livro “Karla Silva – Universo da Decoração” e co-autora do livro “Do Jeito Que Está Não Vai Dar Certo”.
crédito foto: Karla Silva