Especialista destaca a importância dos pais em participar da educação das crianças, além de acompanhar a evolução e possíveis desafios
O aprendizado nem sempre é fácil e, às vezes, as dificuldades vão além da sala de aula, desde a compreensão do conteúdo às relações entre colegas de classe e professores. Para os pais, muitas vezes existe o desafio de se fazer mais presente na rotina educacional dos filhos. Por isso, Thiago Zola, mestre em educação e Head de Produtos da Mind Lab, empresa pioneira no desenvolvimento de habilidades sociais, emocionais, cognitivas e éticas de forma integrada, elenca algumas dicas fundamentais para que os pais consigam apoiar os filhos nesse momento tão decisivo da aprendizagem.
1 – Incentive o hábito de estudar um pouco diariamente
Organizar os estudos é uma das melhores formas de assegurar uma evolução constante na compreensão de conteúdo e a capacidade de fixar o aprendizado. “Ao organizar-se diariamente, seja ao menos na revisão do conteúdo, com acompanhamento, a capacidade da criança de ‘pegar gosto’ pelos estudos aumenta e o aprendizado torna-se natural”, explica o especialista.
2 – Participe ativamente do momento de estudo
Acompanhar a evolução da criança é crucial. Além da organização, a motivação é parte importante no desenvolvimento estudantil. “Quando se participa das tarefas e da revisão de conteúdos, você não apenas passa a fazer parte dos estudos deles, mas tem a possibilidade de detectar problemas no aprendizado e na compreensão dos conteúdos estudados”, pontua Zola.
3 – Desenvolva um ambiente agradável
Apenas motivação e organização dos estudos em si não garantem resultados. Outro fator importante é o local de estudo, capaz de influenciar diretamente na absorção do conteúdo. Por isso, o especialista sugere que os pais disponibilizem um local reservado, confortável e livre de distrações, com as ferramentas necessárias para facilitar o desenvolvimento didático, muito mais do que apenas se sentar e ler.
4 – Participe de eventos escolares e converse sobre os estudos
Ficar restrito apenas às tarefas em casa não é a única forma de auxiliar o desenvolvimento de um jovem estudante. “É indispensável estar em eventos escolares, como as reuniões de pais e mestres, feiras e comemorações em geral. Isso mostra valorização e respeito. Estar no dia a dia do filho também inclui o ambiente escolar”, esclarece o especialista. “Isso permite que ele se sinta apoiado e acompanhado, o que, por consequência, aumenta a motivação. Quando se é parte ativa dos estudos, é muito mais fácil compreender as dificuldades”, acrescenta.
5 – Preste atenção no desenvolvimento socioemocional
Como a criança interage com o mundo ao seu redor é uma forma de entender como ela está se sentindo na escola. Thiago sugere que os pais prestem atenção em como ela se relaciona com os outros estudantes e professores. “Entenda o porquê quando ela chega em casa frustrada, ou sofrendo com algo que tenha acontecido não apenas durante o horário de estudos, mas também fora deles. O apoio emocional é uma ferramenta que ajuda a criança a não apenas melhorar na escola, mas também na vida”, conclui Zola.
Sobre a Mind Lab
A Mind Lab existe para transformar a realidade socioeconômica e educacional do Brasil, fomentando um ecossistema comunitário e criando sinergias entre projetos que contribuem para reduzir as desigualdades educacionais e tirar famílias da linha da pobreza. Educar para o futuro e resolver os débitos do passado é a nossa missão.
Por meio do Programa MenteInovadora e da eduK, unidades de negócio com propósitos de transformação social voltadas para a redução das desigualdades na educação e na geração de renda, sobretudo com foco nas pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica, a Mind Lab já impactou mais de 16 milhões de pessoas. O MenteInovadora desenvolveu 7,3 milhões de pessoas, capacitando 210 mil professores em 17 Estados brasileiros, enquanto a eduK alcançou mais de 9 milhões de pessoas.
foto: divulgação