Mais do que uma rede social, o LinkedIn é uma ferramenta que pode ser usada por profissionais e consultores de vendas para contatar novos clientes
Utilizar o LinkedIn, estrategicamente, e com uma boa abordagem é um dos caminhos concretos para as empresas aumentarem suas vendas
O LinkedIn é a maior rede social profissional do mundo, com mais de 85 milhões de usuários. Mas, como usá-lo como ferramenta para iniciar um processo de vendas e fechar negócios? É importante que um especialista ou consultor saiba que essa rede é um meio poderoso para ser utilizado para estratégias de abordagem em potenciais novos clientes. Porém, é importante conhecer o público antes de realizar qualquer abordagem comercial.
“Primeiro, é preciso mapear e entender quem são essas pessoas que se interessariam pelo produto e serviço que está sendo oferecido e, antes de pedir uma conexão, interagir com essas pessoas por meio de curtidas, comentários e reações em seus posts. Após pedir a conexão, a dica é abordar essa pessoa com cuidado e sensibilidade, até levar a conversa para outra etapa da venda, que pode ser uma reunião virtual ou até mesmo presencial”, explica a especialista em vendas B2B, Mari Genovez. Manusear o LinkedIn de maneira estratégica e que gere credibilidade pode ser uma chave poderosa para alavancar os negócios.
Confira cinco dicas para vender por meio LinkedIn:
- Mapear e entender quem são os leads (usuários que têm algum tipo de interesse nos serviços ou produtos de um negócio, ou seja, um cliente em potencial) para abordar antes de começar a interagir com novos públicos. “Usar o LinkedIn para vender é algo que pode dar muito certo. Eu tenho um caso de uma mentorada que fez uma experiência e montou uma empresa para comercializar caixas surpresas de sex shop (produtos eróticos). Ela abordou seus potenciais clientes dentro do LinkedIn e vendeu todas as caixas por lá”, conta a empresária.
- Deixar claro por meio de postagens e interação como o produto ou serviço que está sendo oferecido é relevante e de como ele pode resolver a dor de quem comprar ou contratar o serviço.
- Posicionamento de perfil profissional: quem é você? De onde você veio? O que você faz? Com que se relaciona? “Isso é uma das coisas mais importantes, pois o cliente compra primeiro o vendedor antes de comprar o serviço”, ressalta Mari.
- Ser ativo publicando conteúdos relevantes periodicamente. “Ao ser presente e postar sempre assuntos relevantes do produto que está sendo ofertado ou vendido, o consultor cria mais oportunidades de se conectar com outros profissionais e especialistas da área em que ele atua. Esses contatos e interesses em comum podem auxiliá-lo a encontrar clientes em potencial”, explica.
- Provas sociais também são muito importantes. “Uma forma de colocar prova social de que o produto ou serviço resolve a dor do público é por meio de depoimentos com resultados. Esses testemunhos podem ser feitos por meio de comentários, fotos ou vídeos”, comenta a especialista.
Portanto, é fundamental que o vendedor ou consultor participe de forma inteligente e ativa do LinkedIn. Isso pode garantir a ele oportunidades de conhecer novos profissionais e se conectar com as pessoas certas. “Mas mesmo com a ferramenta à disposição, ele não pode deixar de ter em mente que conhecer a jornada do cliente é uma maneira de entender melhor o perfil ideal para quem ele quer vender e assim, começar a fazer suas abordagens por ali”, finaliza Mari.
Sobre Mari Genovez
Mari possui mais de 14 anos de experiência na área comercial, planejamento estratégico, prospecção, negociação e gestão de vendas e resultados. Também é especialista em treinamento e capacitação de profissionais de vendas, pré-vendas SDR (Sales Development Representative), que são responsáveis por identificar e qualificar os leads, potenciais clientes. A executiva é CEO da Matchez, empresa focada em prospecção de novos clientes e fortalecimento estratégico da equipe comercial. A executiva é autoridade em comandar reuniões qualificadas com o time de vendas. Formada em direito, possui MBA em Gestão Empresarial, com especializações em Atendimento ao Cliente (FGV) e Vendas (ESPM). Especialista em Perfil Comportamento e conclusão de PNL na SBPNL – Practitioner. Faz parte do grupo de mentoria “Nós por elas” e da Mentoria LZT – LinkedIn Zero ao Topo com Raphael Cunha, e é jogadora de vôlei no Banespa.
foto: divulgação