Problemas como falta de foco, depressão e ansiedade podem ser tratados com diferentes óleos
A utilização da medicina alternativa como tratamento tem ganhado cada vez mais adeptos. A aromaterapia tem conquistado espaço entre o público, e ela já foi reconhecida pelo Ministério da Saúde, em 2018, como prática integrativa para complementar o tratamento tradicional.
“Este tratamento consiste em usar técnicas naturais, utilizando o óleo concentrado que é liberado de diferentes plantas. As partículas liberadas com a essência estimulam o cérebro, ajudando a combater diferentes tipos de problemas”, comenta Nayana Pedreira, Diretora Executiva da Acqua Aroma.
O mercado de saúde e bem-estar tem um futuro cotado em movimentar mais de 1,5 trilhão de dólares, em todo o mundo, segundo recente pesquisa realizada pela McKinsey. No Brasil, este setor cresceu 10% por ano, na última década. Após a regulação pelo Ministério da Saúde, a aromaterapia deu um salto na busca por complementos para tratar problemas psicológicos, como ansiedade e depressão.
Com isso separamos quatro problemas que a aromaterapia ajuda no tratamento:
Depressão
Um dos óleos essenciais indicado para quem sofre com este problema, é o de Bergamota (Citrus Aurantium Bergamia). O aroma liberado atua como tranquilizante, calmante, psicoativo e relaxante, elevando o ânimo da pessoa e ajudando no combate dos males que a depressão traz.
Ansiedade
A ansiedade foi um dos problemas psicológicos que mais cresceram durante a pandemia. Para auxiliar o tratamento desse mal, é recomendado o uso da Laranja Doce (Citrus Sinesis). O óleo tranquiliza e acalma a pessoa, efeitos que são necessários para quem sofre com isso.
Falta de foco
Nada pior que começar alguma tarefa, e não conseguir finalizá-la por falta de foco. O óleo de Alecrim (Rosmarinus Officinalis) é o indicado para quem busca tratar com a aromaterapia. Os efeitos que são absorvidos pelo tratamento vão desde estimular a mente, até eliminar pensamentos negativos, ideal para não deixar nada pela metade.
Enxaqueca
Muitas pessoas recorrem a tratamentos complementares para cuidar desse problema, que afeta grande parte da população. O óleo mais recomendado para este fim, é o de Lavanda (Lavandula Angustifolia). Os efeitos que o aroma libera são: antiespasmódico, antálgico, sedativo e relaxante, sintomas que auxiliam no combate das dores.