Dores na coluna estão cada vez mais frequentes e é a maior causa do afastamento dos brasileiros do trabalho
As dores na região lombar são cada vez mais frequentes na sociedade e não afetam somente pessoas com idade avançada. De acordo com SBED (Sociedade Brasileira de Estudo da Dor), entre os brasileiros 1 a cada 5, desenvolvem dor crônica, e agrava com o passar da idade. Os motivos para essa epidemia variam entre pessoas. No entanto, a maior parte das vezes, a dor pode ser evitada com pequenas mudanças diárias.
O alarme dos números mostra, também, que pequena porcentagem de portadores dessa dor realmente sofrem com problemas de saúde na coluna. Isso significa que a maioria dos brasileiros poderiam evitar as fortes dores na região lombar. De acordo com o Dr. Rodrigo Boechat, ortopedista especialista em Cirurgia da Coluna da Clínica de Fraturas Hauer, referência em Ortopedia e Traumatologia em Curitiba, a origem das dores de coluna são normalmente relacionadas a má postura e falta de exercícios físicos.
A má postura ao sentar é a grande causadora das alterações do quadril e da coluna. Estudos comprovam que lesões degenerativas, dores e até cirurgias da coluna tem como fonte a posição que sentamos. “O ideal é atingirmos o equilíbrio pélvico, ou seja, o momento que o corpo não está tão para frente, ou para os lados, ou para trás. Essa é postura ideal”, explica Dr. Boechat. Com a boa postura, os músculos trabalham menos para se manter erectos, economizando, assim, energia e podendo diminuir o cansaço muscular.
Uma prática regular de atividades físicas pode proporcionar a melhor qualidade de vida para sua coluna. Ao exercitar os músculos, eles ficam mais fortes e rígidos, formando, então, uma espécie de cinturão de sustentação para os ossos.
O médico Rodrigo, especialista em coluna Clínica de Fraturas Hauer, separou cinco dicas para evitar as dores:
- Pratique exercícios físicos;
- Preste atenção na maneira que você senta no seu local de trabalho, escola ou casa;
- Não carregue muito peso nas costas e não utilize somente um ombro para levar mochilas ou bolsas;
- Durma de maneira correta. Uma boa postura ao dormir pode evitar dores ao longo do dia;
- Realize diariamente alongamentos, essa atividade proporciona um relaxamento muscular.
Quando as dores ficam insuportáveis e se nota um erro grave na coluna, a cirurgia deve ser cogitada. Dor nas costas são comuns, mas não podem ser tratadas como normais. A sua rotina não deve ser afetada pelo incômodo diário. Busque sempre a ajuda de um médico para solucionar os problemas de dor, bons especialistas promovem bons resultados.
Serviço: Clínica de Fraturas Hauer
Dr. Rodrigo Boechat
Ortopedista especialista em Cirurgia da Coluna e Diretor Técnico da Clínica de Fraturas Hauer
CRM 20072
41 3276-4312 – 99859-4019
http://www.fraturashauer.com.br
Rua Miguel Poholink, 104, Hauer, Curitiba-PR.