Ambos foram desenvolvidos especialmente para uma iniciativa idealizada pelo CVV em parceria com a Libbs e criada pela TracyLocke Brasil

O músico Carlinhos Brown lança, em setembro, a música e o videoclipe “Vozes do Silêncio”, obras que exaltam a importância da vida e incentivam o diálogo sobre o suicídio. Ambos foram desenvolvidos especialmente para a campanha “Suicídio: Falar pode mudar tudo”, iniciativa do CVV com o apoio da Libbs.

O objetivo é incentivar o diálogo em torno do tema, além de mostrar que o silêncio, o preconceito e o tabu sobre o suicídio podem ser gatilhos para quem está sofrendo. De acordo com o CVV, quando as pessoas conversam sobre suas tristezas e pensamentos suicidas sem se sentirem julgadas, têm mais facilidade para encontrar novas alternativas e seguir em frente.

O assunto é sério – o Brasil é o oitavo país do mundo em número de suicídios. São cerca de 12 mil por ano, em média 32 pessoas se matam por dia no Brasil, se tornando a terceira maior causa de morte entre jovens. No mundo, mais de 800 mil pessoas se suicidam anualmente e esse número não para de crescer.

“O nosso propósito é contribuir para que as pessoas alcancem uma vida plena. Esse é o nosso maior compromisso e nós fazemos isso de diversas maneiras. Por isso, levantar a causa sobre um assunto tão importante e delicado como suicídio faz todo sentido para gente. Com essa campanha, queremos quebrar o tabu sobre este assunto e incentivar as pessoas que estão passando por alguma situação difícil a falarem. Mas além disso, queremos incentivar todas as outras a ouvirem. Isso pode mudar tudo. Nós podemos mudar tudo”, explica Wilson Junior, diretor da unidade B2C da Libbs.

A campanha da Libbs tem a criação feita pela TracyLocke Brasil, agência global de shopper experience, consiste em diversas ações para desmistificar pré-conceitos, reforçando a importância do diálogo para a prevenção do suicídio. Uma delas é o lançamento de uma música interpretada por Carlinhos Brown – o artista foi escolhido a integrar o projeto tanto pelo histórico de dedicação a ações e projetos sociais, quanto por sua personalidade e estilo musical irreverentes, que dão um tom de esperança e acolhimento à canção.

Construímos uma linda história para que chegue àqueles que muitas vezes se consideram sem esperança. Nosso intuito é que você fale, queremos que o outro fale, que as pessoas se comuniquem. Afinal, falar pode mudar tudo. O ser humano é o meu amor e o nosso propósito é este: ajudar. Então, estamos estendendo a mão em forma de melodia“, diz Carlinhos Brown sobre sua participação no projeto.

A letra da música traz mensagens de apoio e empatia com o sentimento de quem está sofrendo, mas também exalta a vida e traz uma reflexão sobre a importância de encarar os problemas de frente e de dialogar sobre angústias e tristezas como ferramenta para encontrar uma saída que não seja o suicídio.

Com a música também será lançado um videoclipe onde Brown aparece como maestro de um coral silencioso de 32 participantes, que representam a quantidade de pessoas que se matam por dia no Brasil. Esse coral aparece nas cenas iniciais de forma silenciosa fazendo apenas sons com a boca, mas sem cantar, simbolizando o silêncio.

São três personagens protagonistas que, de forma sensível, representam as principais causas que levam as pessoas a cometerem suicídio – um homem em depressão, um idoso que perdeu a esposa e uma adolescente que está sofrendo bullying. Em outra cena, as pessoas se expressam com os olhos e coreografia que representam sofrimento, como se estivessem tentando pedir ajuda. O filme se desenvolve com a libertação das amarras figurativas dos protagonistas, que influenciam os demais para cantarem todos juntos de forma bem emocionante.

Tentar reduzir o estigma relacionado ao assunto e incentivar o diálogo por meio de empatia e acolhimento é, de alguma forma, capacitar e estimular a própria população a fazer dentro de seu meio, o que os voluntários do CVV fazem nacionalmente“, explica Carlos Correia, voluntário e porta-voz do CVV.

Além da música, foram criados canais informativos nas redes sociais – Instagram, Twitter e Youtube –, com o nome da campanha (@falardesuicidio), para abastecimento de conteúdo educativo, além da participação de influenciadores digitais engajados na causa.

TracyLocke é responsável pelo conceito criativo da campanha, além do processo de escolha do artista até o planejamento, além das ativações, mídia on e off, produção dos filmes e eventos.

A causa é tão importante e, por isso, dá mais orgulho participar deste projeto, que tem um grande potencial de engajamento e um propósito tão nobre. Mais do que criar uma delicada campanha de conscientização, queremos levantar uma bandeira sobre um grave problema que o país convive todos os dias“, finaliza Pipo Calazans, CEO da TracyLocke Brasil.

FICHA TÉCNICA

Agência: TracyLocke

Título: Vozes do silêncio

Agência: TracyLocke Brasil

Cliente/Produto: Libbs

CEO: Pipo Calazans

COO: Thomas Tagliaferro

CCO – Rodolfo Barreto

ECD – Nina Lucato

Diretor de Criação: Daniel Machado

Criação: Francine Bittencourt, Mila Fregona, Leandro Calado, Pedro Paoliello, Amanda Guimarães, Thiago Dias, Lincoln “T2” Ureshino, Vivian Sena

CSO: Jader Crivelaro

Gerentes de planejamento: Daniela Camocardi e Rafael Rebelatto

Assistente de planejamento: Laura Orciuolo

Head de Mídia: Lucia Cucci

Diretoras de negócios: Mirna Abaurre e Ana Claudia Benini

Executiva de negócios: Fernanda Toselli Moreira

Head de RTV: Pedro Canuto

RTV: Juliana Miyake e João Leão

Produtora de Imagem: Delicatessen Filmes

Produção Executiva: Luciana Mattar

Diretor/a de cena: Lua Voigt

Diretor/a de fotografia: Leo Kawabe

Diretor/a de arte: Guta Carvalho

Produtor/a de elenco: Cintia Capellano

Assistente de direção: Kim Ising

Atendimento: Mari Pinheiro, Thais Previato e Maira Massullo

Coordenação de Produção: Tathiana Pires e Rafaela Muniz

Coordenação de Pós-Produção: André Serra

Assistente de Coordenação: Danilo Ferreira

Assistente de Ilha: Henrique Freitas

Finalização: .PST

Finalizador: Rafael Bozzi e Rafael Hernandes

Montagem: Poliana Martins

Color: Bleach

Motion: Bruno Ronzani

Composição: Cadu Cipollo e Francinaldo Lemos

Produtora de áudio: Satelite Audio

Direção Musical e Produção: Roberto Coelho e Kito Siqueira

Atendimento: Renata Costa e Nicole Bonnet

Produção Musical: Hurso Ambrifi, Daniel Iasbeck, Mike Vlcek, Thiago Colli e Charly Coombes

Finalização: Ricardo Bertran, Celso Moretti, Carla Cornea e Angelo Colasanti

Coordenação de produção: Ana Cordeiro, Karina Coviello, Mariana Tardelli e Rafa Oliveira.

Assistente Geral e Finalização: Ian Sierra

Assistente Geral: Renan Marques

Sobre o CVV

O CVV presta serviço voluntário e gratuito de prevenção do suicídio e apoio emocional para todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo. Os cerca de 3 milhões de atendimentos anuais são realizados por 3.000 voluntários em mais de 100 postos de atendimento pelo telefone 188 (sem custo de ligação), ou pelo www.cvv.org.br via chat, e-mail ou carta. A entidade realiza também ações presenciais, como palestras, Curso de Escutatória e grupos de apoio a sobreviventes do suicídio – GASS (www.cvv.org.br/cvv-comunidade/).

Sobre a Libbs Farmacêutica

A Libbs é uma indústria farmacêutica brasileira 100% nacional, que está no mercado há mais de 60 anos e conta com cerca de 2.600 colaboradores. Atualmente, ocupa o 8º lugar no ranking de laboratórios do varejo farmacêutico nacional. A companhia investe 10% de seu faturamento entre P&D e inovação e comercializa cerca de 90 marcas em mais de 200 apresentações de medicamentos, distribuídos nas seguintes especialidades: cardiovascular, ginecologia, oncologia, dermatologia, respiratória, transplantes e sistema nervoso central.

Foi a primeira indústria farmacêutica a implantar o Sistema Nacional de Controle de Medicamentos (rastreabilidade). Recentemente, inaugurou sua unidade de Biotecnologia, responsável pela produção de medicamentos biológicos indicados para tratar câncer e doenças autoimunes, com tecnologia single-use (produção que utiliza biorreatores com bolsas descartáveis). Por entender que tratar da vida vai além de fabricar medicamentos, a empresa também realiza um trabalho de responsabilidade social corporativa com o apoio a projetos educacionais, culturais e esportivos com foco em saúde, educação e qualidade de vida, sempre vinculados à superação de limitações. O seu propósito é contribuir para que as pessoas alcancem uma vida plena e sua aspiração é ser a farmacêutica brasileira mais admirada do mundo.

Sobre a TracyLocke Brasil

A TracyLocke é uma agência global com expertise em shopper marketing. Sua missão unir estratégia e inovação para tornar os clientes a primeira escolha de quem deseja comprar produtos ou serviços. Fundada nos Estados Unidos, a TracyLocke está presente na América do Norte, Europa, Ásia, Austrália e no Brasil, onde faz parte dos Grupos Omnicom e ABC. Em seu portifólio, estão marcas como Heineken, J&J, Burger King, Libbs, Claro, NET, 99, WeWork, entre outras.

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