De 16 a 18 de abril, o Minascentro e locais icônicos, como o Museu da Moda e o P7 Criativo apresentarão o que há de novo nas coleções, em desfiles, palestras e workshops voltados a um público cada vez mais exigente, em sintonia com um mercado em franca ascensão

Belo Horizonte (MG) vai se transformar, entre 16 e 18 de abril, no epicentro da moda durante a 31ª edição do Minas Trend, no Minascentro. Promovido pela FIEMG – Federação das Indústrias de Minas Gerais, o evento, considerado o maior salão de negócios do segmento na América Latina, corrobora a posição do país como quinta maior indústria têxtil do mundo.

Durante três dias, o Minas Trend vai reunir lançamentos das coleções de primavera-verão 2025. Serão mais de 120 marcas distribuídas nos setores de vestuário, joias e bijuterias, bolsas e calçados, lingerie, moda-praia e sleepwear, além dos segmentos Kids, Baby e Teens, estreantes na feira.

O evento contemplará, nessa edição, o tema “Onde a moda movimenta o mercado”, que remete a uma grande vitrine de tudo que é criado, produzido e comercializado no mercado da moda mineira e brasileira. De acordo com Mariângela Marcon, presidente da Câmara da Indústria do Vestuário e Acessórios da FIEMG, “a conexão e a interatividade propostas nas últimas edições refletiram novas possibilidades de negócios com a moda.”

Nessa edição, uma das novidades, é que o evento se transforma e expande, abre as portas para cidade e traz um novo formato de participação: o projeto Minas Trend Showroom, que contará com 18 marcas de vestuário diretamente de suas sedes recebendo compradores de todo Brasil.

Entre as inovações da temporada, a moda infantojuvenil (de zero a 16 anos) ganha destaque no Minas Trend Kids – Baby e Teens. A ação, iniciativa da Câmara da Indústria do Vestuário e Acessórios da FIEMG, com o apoio do Sindivest-MG, e produção executiva da Top Agency, irá participar, pela primeira vez, com 28 marcas no Salão de Negócios.

Palestras e workshops – público e compradores que estiverem no Minas Trend terão à disposição mais de 30 palestras e workshops, com temáticas sobre panorama atual e o futuro da indústria da moda. Os conteúdos incluem técnicas de modelagem, moda infantojuvenil, estampas, empreendedorismo feminino e outros. Os seminários e workshops ocorrerão também em locais icônicos do centro de Belo Horizonte, como o Museu da Moda, o P7 Criativo e o Circuito Liberdade.

Destaques da programação a palestra “Made in Italy – Pesquisas, iniciativas e inovações do ecossistema da moda italiana”, no Minascentro, ministrada pela designer Susanna Testa. Professora dos cursos de bacharelado e mestrado da Escola de Design – Politécnico de Milão, doutora em Design, com foco em moda, joias e acessórios, a profissional vai abordar as relações entre inovação e tecnologia no segmento fashion e expor as tendências do “luxo sustentável”, com foco no que tem sido feito na moda italiana. Outro ponto alto também será a palestra “Provador Fashion e Instagram – Um imã de vendas”, em que a estilista catarinense Joy Alano trará orientações de como vender de forma autêntica pelas redes sociais.

Minas Trend Kids – A moda infantojuvenil é um dos destaques dessa 31ª edição do Minas Trend. De acordo com estimativas do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) o mercado de produtos do segmento infantil movimenta mais de R$ 50 bilhões ao ano no país. “Hoje em dia temos que pensar em inovação e em diferentes modelos de negócios. A importância da moda Kids, Baby e Teens é trazer mais uma perspectiva de um novo modelo de negócios no nosso Salão”, resume Mariângela Marcon.

Rogério Vasconcelos, presidente do Sindicato das Indústrias do Vestuário do Estado de Minas Gerais (Sindivest-MG), destaca a importância da presença de marcas conceituadas. “Tivemos esse cuidado ao fazermos a curadoria, selecionando as melhores. A ideia é que o Minas Trend Kids cresça a ponto de abranger toda a cadeia infantil para que tenhamos a maior feira infantil do Brasil. Nossa expectativa é grande”, observa.

De acordo com a diretora da Top Agency, Taciana Teodoro Diniz Cavalcante, serão 28 marcas expositoras do universo Kids, Baby e Teens. Dessas, mais da metade são do estado e o restante do Brasil e do exterior. “Temos um mercado muito dinâmico, que cresce de 8 a 10% ao ano. Minas Gerais é atualmente o 3º estado que mais comercializa roupas do segmento infantojuvenil no Brasil”.

Para os três dias de evento, cujos pontos altos serão os desfiles e as palestras, o casting da Top Agency reunirá perto de 70 modelos Kids e Teens, levando às passarelas tendências de uma moda primavera-verão com cores mais pastéis, roupas finas e elegantes, com estampas clássicas que remetem à sofisticação. O Salão de Negócios também terá roupas de festas infantis, malharia, casuais, além de calçados e bolsas.

Produção – O 31º Minas Trend é uma realização do SESI, SENAI e FIEMG, com apoio master do Sebrae-MG, patrocínio da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL-BH), da Codemge e da Bling. O evento conta com apoio do Jornal Estado de Minas.

SERVIÇO:
31º Minas Trend
De 16 a 18 de abril, no Minascentro
Avenida Augusto de Lima, 785 – Centro. Belo Horizonte (MG)
Informações: www܂minastrend܂com܂br

Imagem: Divulgação FIEMG

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