Da falta de viço e iluminação às olheiras e manchas, aqui está o que você pode fazer diariamente em casa e frequentemente nos consultórios para tratar essas alterações e manter a pele linda

 A tecnologia cosmética está cada vez mais avançada para trazer resultados de embelezamento para a pele. E, embora haja muita desconfiança com relação à ação dos dermocosméticos, eles são a base de tratamento de alguns problemas comuns, como desidratação, falta de viço, manchas e olheiras. Para entender melhor quais ativos escolher, consultamos especialistas para entregar como o tratamento domiciliar e as tecnologias de consultório médico podem ajudar com relação à falta de viço, manchas e olheiras:

FALTA DE VIÇO

Em casa: A pele opaca, sem brilho natural, pode ser consequência de exposição solar demasiada, falta de hidratação e acúmulo de sujidades. Para hidratar, a farmacêutica Patrícia França, gerente científica da Biotec Dermocosméticos, sugere ativos como Hyaxel e Aquaporine Active. “Hyaxel é um ácido hialurônico de baixo peso molecular vetorizado pelo silício orgânico que irá promover maior penetração na pele e garantir um efeito hidratante dual: com umectação, pelo seu poder de atrair moléculas de água do ambiente, e com oclusão, por formar uma barreira de proteção impedindo a perda de água para o ambiente. É um ativo multifuncional, pois hidrata, rejuvenesce e restabelece a firmeza, viço e elasticidade da pele. Já Aquaporine Active, um biopeptídeo que oferece um cuidado global para nossa pele, mantém a hidratação natural, restaura a função barreira e reforça a capacidade de adaptação a condições externas”, explica a farmacêutica. Um cuidado importante, além da higienização, é apostar na esfoliação. Mas cuidado: o esfoliante não pode ser abrasivo. Nesse caso, o esfoliante Facial Rednek pode ser útil, uma vez que o produto é capaz de remover impurezas e células mortas da pele, desobstruindo os poros e ajudando na renovação celular.

No consultório: O que há de mais novo e menos invasivo (e dolorido) para melhorar a saúde e o viço da pele é Hydrafacial, uma experiência única e completamente personalizável de hidrodermoabrasão capaz de conferir a melhor pele da sua vida. “O Hydrafacial promove melhora instantânea da qualidade da pele, auxiliando na uniformização do tom e da textura e no aumento da firmeza, viço, maciez e brilho da pele graças à patenteada tecnologia Vortex-Fusion®️ presente nas ponteiras, que possui um design espiral exclusivo capaz de gerar um efeito de vórtice que, combinado à tecnologia de sucção à vácuo do equipamento, consegue expelir e remover facilmente as impurezas da pele enquanto fornece soluções hidratantes”, explica a dermatologista Dra. Mônica Aribi, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica. O procedimento é rápido, completamente indolor, não invasivo e sem downtime (não exige tempo de recuperação).

MANCHAS

Em casa: Produtos antimanchas usados no tratamento clareador, na sua grande maioria, apresentam mais de um ativo na sua formulação para que o resultado seja mais efetivo. Há produtos que podem ser usados de manhã e outros à noite. Mas o ideal é combinar a ação de ambos, segundo Patrícia: “As formulações noturnas normalmente associam ácidos que irão estimular a renovação celular e deixam a pele mais sensibilizada e muitas substâncias presentes nos ácidos são fotossensíveis, por isso não devemos usar de manhã. Pela manhã, utilizamos ativos que continuam o processo de clareamento sem causar fotossensibilidade, diminuem a inflamação e atuam como fotoprotetores”, comenta a farmacêutica, que indica substâncias como Superox C, Ascorbosilane C, Proshield MDC e base Hydra Fresh. “O protetor solar é o fator mais importante na prevenção e tratamento da hiperpigmentação (manchas). E, nele, podemos associar substâncias como Alistin, OTZ 10 e Pro Shield MDC para potencializar a proteção da pele”, explica.

No consultório: O que há de mais moderno é o laser de picossegundos Vektra Pico. “Extremamente rápido e potente para destruir o pigmento causador das manchas, ele atua como grande aliado no combate às manchas. Atuando por efeito fotomecânico quase puro, o laser de picossegundos leva a um clareamento impactante com baixo risco de hiperpigmentação pós-inflamatória. A grande vantagem é que há uma resposta clinicamente visível já nas primeiras sessões, que deixa o paciente satisfeito e estimulado a completar o tratamento”, afirma o dermatologista Dr. Abdo Salomão Jr., membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

OLHEIRAS

Em casa: Um dos grandes erros no skincare é não utilizar produtos específicos na área dos olhos. Segundo a farmacêutica Maria Eugênia Ayres, gerente técnica da Biotec Dermocosméticos, um creme para olheiras pode ser usado a partir dos 25 anos como forma de prevenção em pacientes que já percebem sinais de desidratação ou escurecimento da região. “Indico o uso de Aldavine 5X, ativo cinco vezes mais concentrado que a sua versão original e resultado da combinação de dois polissacarídeos sulfatados provenientes das algas Ascophyllum nodosum e Asparagopsis armata. Ele age inibindo diretamente a expressão dos mediadores bioquímicos envolvidos no surgimento e piora das olheiras”, comenta a farmacêutica. “Outra opção para reduzir olheiras e edemas, além de conferir ação anti-inflamatória importante para área dos olhos, é o Meiyanol, um extrato ecorresponsável da flor de sabugueiro Sambucus nigra, rico em flavonóides e polifenóis. Ele é quelante de ferro e não contém em sua composição nenhum ingrediente de origem animal”, argumenta Patrícia.

Em consultório: Lasers podem ajudar a tratar as olheiras, mas em alguns casos é preciso usar substâncias injetáveis e até tecnologias para compactar a gordura. É o caso do MultiStation, de 1064 nanômetros, que está presente na plataforma Solon, e é capaz de fazer a lipólise e a compactação dos compartimentos de gordura, além de tracionar os septos, isto é, os ligamentos que estão na região, para combater as bolsas, segundo o Dr. Abdo.

Nutracêuticos

Além do skincare, o tratamento domiciliar ainda pode incluir os nutracêuticos, com substâncias que podem ajudar a rejuvenescer e estimular o fibroblasto a produzir mais colágeno, elastina e ácido hialurônico (melhorando assim a elasticidade da pele). “Existem ativos por via oral que ajudam neste processo. É o caso do Exsynutriment e Glycoxil”, diz a nutricionista Luisa Wolpe Simas, consultora de nutrição integrada da Biotec Dermocosméticos. “Exsynutriment é o silício estabilizado em colágeno marinho. Ele estimula a produção de colágeno, elastina e ácido hialurônico que confere melhora do tônus da pele e diminuição da flacidez. Já o Glycoxil, uma carcinina, é um antiglicante, ou seja, diminui o processo de glicação (ligação da molécula de açúcar com a de colágeno) nas proteínas da nossa pele. O uso da carcinina diminui flacidez e melhora a elasticidade da pele”, afirma a nutricionista. “Mas o ideal é consultar um médico para uma indicação personalizada”, finaliza Patrícia.

FONTES:

*DR. ABDO SALOMÃO JR: Doutor em Dermatologia pela USP (Universidade de São Paulo). É sócio Efetivo da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), Membro da American Academy of Dermatology (AAD), Sociedade Brasileira de laser em Medicina e Cirurgia e do Colégio Ibero Latino Americano de Dermatologia. Professor universitário, Dr. Abdo Salomão Jr. ministra aulas nos principais congressos nacionais da especialidade. Além disso, já deu aulas na Austrália, Itália e Coréia do Sul. É uma referência em conhecimento de lasers e tecnologias para fins dermatológicos e estéticos. Diretor da Clínica Dermatológica Abdo Salomão Junior.

*DRA. MÔNICA ARIBI: Dermatologista, sócia efetiva da Sociedade Brasileira de Dermatologia, da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica e International Fellow da Academia Americana de Dermatologia. A médica é Mestra em Ciências da Saúde pelo IAMSPE e Membro Internacional da European Academy of Dermatology and Venerology. Precursora em Tecnologias Dermatológicas, também é palestrante nacional e internacional em vários congressos da área de Dermatologia e especialidades afins. CRM: 53.387 | RQE: 35.101. Instagram: @clinicamonicaaribi

*PATRÍCIA FRANÇA: Farmacêutica e gerente científica da Biotec Dermocosméticos.

*MARIA EUGENIA AYRES: Graduada em Farmácia Industrial pela Faculdade Oswaldo Cruz com Pós-Graduação em Farmacologia Clínica. Atua no Setor Magistral desde 2000 onde atualmente é Gerente Técnica da Biotec. CRF 33.424.

*LUISA WOLPE SIMAS: Nutricionista e consultora de nutrição integrada da Biotec Dermocosméticos.

foto: divulgação

Somos um veiculo de comunicação. As informações aqui postadas são de responsabilidade total de quem nos enviou.