Últimas Notícias

11/08/2017

Instituto Guga Kuerten no ranking das 100 melhores ONGs do Brasil

O Instituto Guga Kuerten foi reconhecido na noite dessa segunda-feira (07/08) como uma das 100 melhores ONGs do país

divulgação

O anúncio aconteceu em São Paulo, durante a solenidade de entrega do Prêmio Melhores ONGs, iniciativa do Instituto Doar em parceria com a Revista Época.  Os realizadores receberam mais de 1500 inscrições nessa primeira edição do evento que concentrou associações de caridade, organização da sociedade civil, instituto e fundações filantrópicas. 

A premiação acontece exatamente dez dias antes do Instituto Guga Kuerten celebrar os 17 de trabalho social, em prol da inclusão de estudantes de escolas públicas e pessoas com deficiência. Em quase duas décadas de atuação o IGK já beneficiou 74 mil pessoas em projetos desenvolvidos a partir de três linhas de atuação. No “Campeões da Vida”, o Instituto garante atendimento com atividades esportivas e educacionais no contraturno da escola para 720 educandos, que frequentam os sete núcleos de esporte e educação, em Santa Catarina.  Já o FAPS (Fundo de Apoio a Projetos Sociais) beneficia diretamente as organizações que atendem pessoas com deficiência, viabilizando melhorias, além de capacitação técnica para que as entidades se tornem autossustentáveis.

 

O IGK promove ainda o Curso de Cuidadores Terapêuticos para formar profissionais habilitados a trabalhar com pessoas que precisam de cuidados especais, uma função cada vez mais solicitada e as Colônias de Férias para os alunos das APAEs, além do Prêmio IGK, que garante visibilidade para pessoas e organizações que desenvolvam trabalhos com foco na educação e inclusão, mesmos objetivos do Instituto Guga Kuerten. 

 

“Essa premiação é um estímulo para podermos continuar desenvolvendo nossos projetos. É reconfortante saber que no Brasil temos várias organizações atuando com transparência, especialmente nesse momento onde a corrupção monopoliza as manchetes. Queremos a transformação social, mas temos o compromisso de mostrar para toda a sociedade a nossa prestação de contas. Não existe fórmula mágica, o Instituto é movido por uma equipe comprometida e parceiros que se identificam com o nosso sonho”, explica Alice Kuerten, presidente do Instituto, desde a criação da organização, em 2000. 

 

O Instituto Doar entregou aos vencedores um Selo de Qualidade para incentivar as ONGs, criando uma vitrine para os potenciais parceiros.  O resultado da premiação foi balizado na seguinte premissa “metodologias, pedagogias e procedimentos de cada ONG com seus públicos não podem nem devem ser comparáveis nem muito menos ranqueados. Mas a gestão e a transparência dos recursos, sim. É isso que o prêmio mediu e é assim pretende seguir fazendo: premiando ONGs cujos dados são mensuráveis e objetivos”.