Últimas Notícias

10/08/2017

O segredo do carret de cordeiro do chef Junior Durski

Receita perfeita para o Dia dos Pais e pode ser acompanhada de maionese e um bom vinho

crédito foto: Rodrigo Fonseca

O chef Junior Durski, além de presidente da rede de restaurantes Madero, é pai de quatro filhas. No domingo de Dia dos Pais (13), será ele quem vai para a cozinha e a receita já está definida: o carret de cordeiro uruguaio, um de seus pratos prediletos.

“O segredo de tudo está no fogo. Faço na churrasqueira, na brasa, com carvão e tiço, que é a lenha pré-queimada. Começo o fogo com o carvão e depois acrescento o tiço, deixando só ele queimando. O tempo de preparo é rápido, cinco minutos para malpassado, oito minutos ao ponto, e acima disso fica a critério daqueles que gostam bem-passado”, explica Junior Durski.  O tempero do chef também dá um toque especial, com folhas frescas de manjerona e salsinha, alho, pimenta-do-reino e sal a gosto, triturados. Basta esfregar suavemente o tempero sobre a carne e deixá-la no fogo.

De sabor marcante e muito macio, o carret de cordeiro uruguaio é uma carne fácil de harmonizar. Junior Durski sugere o vinho tinto uruguaio, Carlos Montes Tannat Toscanini 2011, de cor rubi, com aromas de frutas escuras – como cassis – e também notas de chocolate, intenso como o carret. “Como guarnição as opções são muitas, como arroz, maionese, farofa ou pão. Como disse, o carret é fácil de combinar. No domingo vou optar pela maionese, acho que é uma boa pedida e todo mundo gosta”, finaliza o chef.

O carret de cordeiro uruguaio faz parte do cardápio do Madero Prime Steak House, primeiro restaurante da rede e único que oferece este prato.  O restaurante, que fica em Curitiba (PR), apresenta carnes super premium e cortes importados, como o carret de cordeiro, cortes de Wagyu (em edições limitadas e sazonais) e o filé argentino angus. Outro diferencial do Madero Prime é a adega, compartilhada com o restaurante Durski – primeiro restaurante do chef – que possui mais de 2.500 rótulos, com 100 safras diferentes, de 26 países, sendo a mais antiga de 1780. Recentemente a adega foi selecionada como uma das seis melhores do país pela Wine Spectator, publicação de renome mundial com foco em vinhos, onde conquistou o título Best Award of Excelence.

Confira a receita da maionese do chef Junior Durski:

Ingredientes:

3 gemas cozidas;

1 gema crua;

10 batatas;

Cebola, salsinha, cheiro-verde, pimenta, sal e limão a gosto;

óleo suficiente para dar ponto na maionese.

Modo de preparo:

Cozinhe as batatas e reserve. Coloque as gemas – cruas e cozidas – no liquidificador e vá acrescentando o óleo enquanto bate. Ao fim, acrescente os temperos e bata mais um pouco. Junte o molho às batatas cortadas em pedaços.

Sobre o Madero

 

Fundado em 2005 pelo chef Junior Durski, o Madero é uma das principais redes de restaurantes do Brasil, com dois principais modelos de negócio em operação: Steak House (casual dining) e Container (fast casual). A marca é reconhecida por produzir e servir cheeseburgers gourmet, o carro-chefe, além de carnes, massas, saladas e sobremesas – com rigoroso controle de qualidade, em um ambiente diferenciado. Atualmente, são quase 100 restaurantes espalhados por 11 estados, quatro no Distrito Federal e um em Miami, que juntos faturaram, em 2016, R$ 446 milhões. Para abastecer a rede, o Madero possui uma fábrica no Paraná com capacidade de produzir 2 milhões de hamburgers mês. Para 2017, seu plano de expansão prevê 40 novos restaurantes.