Últimas Notícias

09/08/2017

Laufen no 10º Boomspdesign

A peça produzida pela Laufen e assinada pelo do atelier oï é o primeiro e único objeto do mundo impresso em 3D com cerâmica de alto desempenho

divulgação

A NOBRE TAREFA DO DESIGNER É A DA PRECISÃO. NÓS PODEMOS CRIÁ-LA.

7 / 9 Agosto_2017_Boomspdesign_São Paulo_Brasil

Participante da 10ª edição de boomspdesign, o fórum internacional de arquitetura, arte e design em São Paulo, no Pavilhão Lounge Bienal – Parque Ibirapuera, a Laufen apresenta uma das esculturas da exposição Art Basel/Design Miami_Basel_ 2017, A Curated Art Show. What?. Esta escultura é o primeiro e único objeto do mundo impresso em 3D com cerâmica de alto desempenho, combinando a inovação de materiais pioneiros da Laufen ao design do atelier oï.

A Laufen orgulha-se de construir os fundamentos da tradição e das habilidades passadas por gerações, reconhecendo o verdadeiro valor do conhecimento e da história. Ao mesmo tempo que a empresa está firmemente enraizada no presente, ela faz um inventário consciente do passado, buscando canalizar recursos e energias em evolução constante. Para isso, a Laufen adota escolhas com o objetivo de inovar, buscando padrões de qualidade e estética cada vez mais elevados e forjando o futuro com uma atitude avançada e empreendedora.

Os primeiros fornos Laufen entraram em operação 125 anos atrás, quando mãos experientes moldaram o material com grande habilidade e delicada sensibilidade. Ainda hoje, esse material e essas mãos são os verdadeiros pontos de referência da empresa, constantes em todas as suas manifestações cerâmicas, superando a lacuna entre o passado e o futuro.

A Curated Art Show. What? é o título de uma exposição, criada para celebrar o 125º aniversário da Laufen.

Com curadoria de Beda Achermann, a exposição inclui esculturas de personalidades do mundo da arte, arquitetura e design, incluindo o atelier oï, Stefano Giovannoni, Konstantin Grcic, Alfredo Häberli, Benjamin Dillenburger e Michael Hansmeyer, Toan Nguyen, Ludovica e Roberto Palomba, Patricia Urquiola, Nissen Wentzlaff e Peter Wirz.

O conceito é baseado em uma plataforma tridimensional de arte, uma coleção de objetos abstratos, artísticos e de alta tecnologia. Em adição ao elemento artístico, partes das esculturas foram produzidas utilizando novas tecnologias, algumas das quais fazem nessa exposição a sua estreia mundial em cerâmica. A sua orientação para o futuro fez com que a Laufen explorasse novos métodos de fabricação, como modelagem digital e fabricação em diferentes materiais, trabalhando em estreita colaboração com uma rede internacional de universidades, institutos de pesquisa e spin-offs acadêmicos.

Uma exposição de dezessete objetos documenta a essência da especialista suíça em espaços de banho, Laufen, seus pontos de referência, crenças, aspirações, valores e marcos, traduzidos do abstrato para o figurativo, da fabricação artesanal para a fabricação digital em porcelana vítrea, SaphirKeramik, areia resinada, LCC, resina e gesso.

A paisagem resultante é de objetos executados de forma diferente, formalmente autônomos, mas que apresentam uma forte constatação para o fascinante material de cerâmica.


Na BOOMSPDESIGN, em São Paulo, A Laufen optou por destacar a escultura intitulada Material Innovation. Uma peça desenhada por atelier oï e produzida por meio de impressão em 3D, utilizando a última inovação cerâmica da Laufen, o SaphirKeramik.


Foi atribuída ao atelier oï a tarefa de interpretar a inovação na área de materiais, um valor crucial para a Laufen desde o início de sua história. O resultado mais notável desta pesquisa e experimentação é o SaphirKeramik, um material cerâmico único que possibilita uma nova linguagem expressiva e funcional, baseada nas propriedades avançadas do material. Para representá-lo, o atelier oï fez a seção transversal de um cristal de safira, ultra resistente, preciso, essencial, minimalista e refinado, incorporando as qualidades do SaphirKeramik.

Esta é a primeira peça de cerâmica de alto desempenho impressa em 3D a ingressar no mundo do design e da arte. O processo de impressão em 3D foi desenvolvido pelo parceiro de cooperação Lithoz, um spin-off acadêmico, que foi a primeira empresa a processar cerâmicas de alto desempenho.

SaphirKeramik: Design reduzido ao essencial

A especialista suíça em espaços de banho, Laufen, estabeleceu com o SaphirKeramik uma nova tendência no design de espaços de banho. O SaphirKeramik é um material cerâmico inovador com todas as vantagens higiênicas da cerâmica tradicional de espaços de banho, mas mais fino, mais definido e extremamente robusto. As propriedades especiais são decorrentes da adição de Coríndon, um componente incolor de safira, que tem sido preparado para o mercado por anos de pesquisa e desenvolvimento da Laufen. Desde o seu lançamento, em 2013, o SaphirKeramik tornou-se o material favorito de muitos arquitetos e planejadores de espaços de banho, pois permite uma nova linguagem de design com cerâmica nesses espaços, impossível de ser alcançada da mesma forma com o material cerâmico convencional.

A SaphirKeramik da Laufen é uma cerâmica muito dura e rígida que permite, pela primeira vez, o desenvolvimento de paredes de cerâmica muito finas, mas extremamente robustas, e possibilita, ao mesmo tempo, linhas estreitas de 1-2mm, enquanto o material cerâmico tradicional possibilita linhas de 7-8mm. O nome SaphirKeramik está relacionado ao vidro de safira, conhecido pela relojoaria, que também apresenta Coríndon, o que o torna um material muito rígido. No entanto, o SaphirKeramik não permite apenas uma linguagem de design mais precisa e mais fina, mas apresenta também vantagens funcionais e ecológicas: assim, no caso de louças sanitárias em SaphirKeramik, é possível criar maior espaço funcional com menos materiais. O SaphirKeramik apresenta a mesma higiene e segurança com  água potável que qualquer material cerâmico tradicional, podendo também ser completamente reciclado. A baixa quantidade de materiais, graças a uma estrutura de cerâmica simplificada, apresenta outras vantagens em termos de proteção ambiental e sustentabilidade, uma vez que são necessárias menos matérias-primas e menos energia para o cozimento, produção e transporte do SaphirKeramik.

Com a escultura Material Innovation, a Laufen dá mais um passo adiante ao investigar o futuro da produção - processo de estereolitografia leve para impressão em 3D (material líquido) - e como esse processo se relaciona com cerâmicas de alto desempenho. Sendo o maior objeto até agora produzido nesta técnica, essa escultura figura como forte símbolo para a inovação futura.

A Laufen seguirá desenvolvendo mais materiais inovadores, trabalhando em suas propriedades e encontrando novas aplicações, aprendendo e explorando ao observar detalhadamente de perto ou promover atividades de pesquisa e desenvolvimento sobre a cerâmica e seus aparelhos também em outras indústrias. A cerâmica é vista como um dos materiais mais interessantes para enfrentar os desafios do século XXI devido às suas propriedades mecânicas e sustentáveis.

* * *

 

Legendas

 

02_LAUFEN_MILESTONES
l to r:
Peter Wirz, Konstantin Grcic, Aurel Aebi do atelier oi,
Roberto Palomba
Créditos: Marc Comes para a Laufen


04_LAUFEN_MILESTONES
platform of art_material innovation

Créditos: Mathilde Agius para a Laufen

 

 LAUFEN

 

 A Laufen Bathrooms AG é uma empresa suíça especializada em soluções completas e de ponta para espaços de banho. As sedes centrais da Laufen estão localizadas fora da Basileia. Fundada em 1892, opera na fabricação internacional de cerâmicas e metais para espaços sanitários e distribui móveis, acessórios sanitários e banheiras. A Laufen emprega uma força de trabalho de 2.500 pessoas, com oito fábricas localizadas na Suíça, Áustria, República Tcheca e Polônia e produz 3 milhões de itens de cerâmica por ano. Possui colaborações com importantes parceiros, como as empresas de design Kartell e Alessi e com designers reconhecidos internacionalmente, como Patricia Urquiola, Konstantin Grcic (Val), ps + a / Ludovica e Roberto Palomba (Coleção Palomba, Kartell by Laufen), Stefano Giovannoni ( ILBAGNOALESSI One), Wiel Arets (ILBAGNOALESSI dOt), Toan Nguyen (Ino), Platinum Design, Phoenix Design e Vetica Design.