Últimas Notícias

17/07/2017

Basilicata: referência gastronômica no Bixiga é opção de passeio durante férias em São Paulo

Restaurante de tradição italiana tem atraído público em busca de sabores e histórias

créditos fotos: Marcos Kawall/divulgação

O bairro do Bixiga, tradicional recanto italiano em São Paulo, tem atraído gente de todas as tribos e lugares do Brasil (e até do mundo!) para conhecer seus charmosos espaços, cheios de cultura e tradição. A área, que foi revitalizada – renovando sua vida cultural sem se desconectar do passado - sempre abrigou importantes endereços gastronômicos, como é o caso da centenária padaria Basilicata, que se destaca nesse roteiro há mais de 103 anos.

No início desse ano a casa foi ampliada e ganhou um restaurante especializado na culinária típica do sul da Itália, passando a se chamar Basilicata – Pão, Empório e Restaurante. Como não poderia deixar de ser, todos os cantos do imóvel remetem à antiga terra da nonna - detalhes originais se misturam às revitalizações e elementos modernos e o cliente se sente numa verdadeira “viagem”!

Na entrada, os clientes podem se acomodar nos arrojados balcões ou nas charmosas mesas-bistrô da padaria/empório e degustar de pães saídos do forno, lanches fresquinhos, deliciosos cafés e outras bebidas preparadas na hora.

Na parte de cima do imóvel funciona o novo restaurante - com almoço e jantar - comandado pelo chef Rafael Lorenti, da quinta geração dos fundadores. Para essa temporada de férias, o jovem chef incorporou ao cardápio um habitual prato muito aclamado pelos italianos em dias frios: o Vurrete di Pollo, ou a “canja italiana”! A receita que é passada de geração a geração leva caldo de frango bem fortificado com legumes e porpetinhas de frango (o vurrete) e é uma excelente opção para finalizar o tour pelo bairro.

Uma dica: lá você também poderá encontrar o livro “Padaria Basilicata - Cent'anni di Storia”, da editora Senac, 2014, que foi lançado em comemoração aos 100 anos de atividade da padaria no Brasil e conta a história da tradicional família oriunda do sul da Itália na década de 10, abrangendo a instalação da padaria e suas gerações. Um deleite para os aficionados por cultura gastronômica.

Créditos fotos: Foto 1 Arquivo padaria Basilicata / Fotos 2 a 6 Marcos Kawall/ Fotos 7 e 8 Divulgação

Sobre a Basilicata – Pão, Empório e Restaurante
Tradicional endereço na Rua Treze de Maio, no Bixiga, em São Paulo, a centenária padaria Basilicata comandada pela família Laurenti-Lorenti, expandiu os negócios e inaugurou em março de 2017 o moderno restaurante Basilicata, oferecendo o melhor da “cucina povera” do sul da Itália no Brasil. www.basilicata.com.br

 

Serviço: Basilicata – Pão, Empório e Restaurante
Endereço: Rua 13 de Maio, 596, Bixiga – São Paulo/SP
Telefone: (11) 3289-3111
Capacidade: 90 lugares
Espaço com acessibilidade
Funcionamento Restaurante: Terça à quinta (12h às 15h30 e 19h30 às 23h30), sexta (12h às 15h30 e 19h30 à 1h), sábado (12h à 1h) e domingo (12h às 17h).
Funcionamento Padaria e Empório: De segunda a sábado, 7h30 às 22h. Domingo 7h30 às 17h.
Cartões: Crédito e débito (todos).