Últimas Notícias

14/07/2017

Decoração que acalma

As designers de interiores Linda Martins e Cris Araújo, do escritório Maraú Design Studio, explicam como o ambiente pode ajudar a tranquilizar o bebê na hora do banho

crédito foto: Daniela Buzzi

O momento do banho costuma ser um pouco estressante para o recém-nascido. Ele se sente inseguro e fica assustado com a impressão de estar solto e sozinho. Com isso, é comum que ele chore muito nesta hora e, claro, acabe deixando a mamãe e papais preocupados.

Apesar disso ser normal, principalmente em bebês com até 40 dias de vida, é importante fazer com que esse momento seja prazeroso e menos traumático para todos.

As designers de interiores Cris Araújo e Linda Martins, proprietárias do escritório Maraú Design Studio, dão dicas valiosas de como a decoração do banheiro pode ajudar a tornar este momento mais reconfortante e até mesmo prazeroso.

De acordo com as profissionais, as cores nos influenciam em todas as fases da vida e optar por tons mais suaves no banheiro do bebê certamente irá ajudar no clima acolhedor e calmo que ele tanto necessita neste momento. "Cores claras como rosa e azul são mais relaxantes. O verde menta também é bastante usado com este intuito", declara Cris Araújo.

Em um de seus projetos, as designers reforçaram a ideia criando um banheiro delicado e relaxante para a criança, com adornos e cores bastante delicados, que proporcionam charme e beleza ao espaço. "Usamos um móvel em laca branca para apoiar a linda banheira vitoriana, que sairá deste espaço com facilidade para dar lugar ao box quando a criança for maiorzinha. A bancada da pia ganhou notoriedade ao ser adornada pela pedra caesarstone na cor rosa. Os lustres acima da banheira, delicados e coloridos, foram o ponto alto do charme deste projeto", ressaltam as profissionais, enfatizando a importância de se fazer escolhas que tragam conforto para pais, mães e a criança.

Outro ponto alto trabalhado pelas designers para criar um ambiente relaxante foi a iluminação: "Além do uso de cores claras, uma iluminação bem pensada também é indispensável. Um banheiro de bebê deve ter vários pontos de iluminação:  iluminação direta, usada na entrada e próxima a espelhos; e pontos de iluminação indireta, que devem ser usadas durante os primeiros momentos do banho, quando o bebê está se acostumando com a água. Tudo isso ajuda a tranquilizar o recém-nascido", encerram.

Sobre as profissionais:

?O Maraú Design Stúdio nasceu do desejo de suas duas sócias, as irmãs Linda Martins e Cris Araújo de fazer algo novo, um espaço totalmente voltado para o design. Um estúdio de criação, de onde saem projetos autorais, cheios de personalidade e conteúdo. Cris Araújo, formada há 8 anos em design de Interiores pela FMU de São Paulo, atua em projetos comerciais e residenciais com forte estilo clássico. Linda Martins, formada em design de Interiores pelo IBDI de Santa Catarina, venceu em 2016 o prêmio Nacional «Estudos de um Banheiro Deca». Em abril deste ano, cursou Tendências para Designers pro?ssionais no Instituto Marangoni em Milão. Apaixonada pelo estilo contemporâneo, com toque industrial e/ou escandinavo, ela atua em projetos residenciais. Ambas estão em constante atualização no mercado, visitando feiras nacionais e internacionais, buscando as últimas novidades e o melhor do design, além de trazerem das viagens um olhar apurado e riqueza cultural que in?uenciam diretamente no estilo de cada uma.