Últimas Notícias

14/07/2017

Como preparar a casa para o inverno

O inverno acaba de chegar oficialmente e os termômetros já começam a despencar em Curitiba

crédito fotos: Pinterest

De acordo com o Climatempo, a previsão é de que a estação, que vai até 22 de setembro, tenha mínimas variando de 5º a 7º, com episódios de geada e muita chuva. Com o frio batendo à porta, que tal adequar a casa para recebê-lo com o melhor da decoração de inverno? A arquiteta Larissa Lóh dá algumas dicas para aquecer a decoração, para diversas possibilidades de orçamentos:

Sala:

1) Distribua mantas e almofadas: Mudar os acessórios é uma opção prática e rápida. Basta trocar a capa das almofadas por tecidos quentinhos para a sala de estar ganhar outra cara. Mantas de tricô também são algumas opções aconchegantes. Basta jogá-las sobre o sofá.

2) Renove os estofados: aproveite o momento para trocar o tecido daquela poltrona ou sofá antigos. Com mais textura e cores mais quentes, alguns tecidos ajudam a mudar o clima do ambiente. Os tecidos mais indicados para climas frios são aqueles com conforto térmico e toque macio. São tecidos compostos de fios mistos, nos quais a pelagem transmite a sensação de conforto.

3) Tapetes: Dá para brincar de sobrepor vários modelos na sala de estar. Além disso, tecidos mais grossos esquentam mais o ambiente, e os mais felpudos, como os de pêlo, são desenvolvidos com material que transmitem calor. Além disso, são excelentes isolantes térmicos naturais e ecológicos, regulando a umidade, fato que contribui enormemente no conforto no interior das edificações.

Quarto:

1) Tapetes: No quarto, vale adicionar um pequeno tapete ao lado da cama, para não colocar os pés no piso frio ao se levantar e deitar.

2) Incremente o enxoval: O friozinho pede mais camadas na roupa de cama. Que tal escolher tecidos flanelados, como um cobertor de microfibra ou lã? Na hora de escolher cobertores ou edredons, é preciso checar a quantidade de fios, a qualidade do revestimento e do enchimento, além de verificar se os materiais são antialérgicos.

3) Cabeceira: Se puder fazer um investimento um pouco maior, aposte em trocar o forro da cabeceira da cama. Forrá-la com tecido de toque suave é uma ótima alternativa para deixar a leitura noturna mais aconchegante.

4) Cortinas: Procure usar cortinas grossas e deixar a luz do sol entrar no quarto durante o dia. Este processo, juntamente com todos os outros passos, aquece o cômodo e o mantém com ótima temperatura também à noite. Nessa estação, invista em cortinas ou persianas mais pesadas, que também vão ajudar a isolar a temperatura do ambiente e reduzir a perda de calor.

5) Abajur com lâmpada incandescente: A lâmpada incandescente emite mais calor o que a fosforescente – mas também consome mais energia. Por isso, para não se exceder nos gastos, a dica é apostar em um abajur com apenas uma lâmpada e acendê-la apenas alguns minutos antes de dormir. A luz vai ajudar a aquecer o ar por perto e deixar o clima mais aconchegante.

Banheiro:

1) Tapetes: Uma dica importante é colocar tapetes no banheiro, pois nada pior que sair do chuveiro quentinho e pisar no chão gelado, por isso tapetes felpudos ou de densidade mais grossa como nosso são ideais para estes locais.

2) Aquecedores portáteis: com um baixo investimento, é possível adquirir aquecedores próprios para espaços pequenos. Deixá-lo dez minutos ligado antes do banho, já é suficiente para esquentar o ar. Fechar todas as portas e janelas é fundamental.

3) As lâmpadas também influenciam na temperatura dos ambientes. Uma forma de manter o banheiro mais quente é optar pelas incandescentes ou pelas halógenas.

4) Uma opção mais sofisticada é instalar no banheiro um aquecedor de toalhas. Além de facilitar o uso nos dias de frio, é uma ótima opção para deixar a decoração mais moderna.