Brasil Fashion News

Mais vidro é melhor: conheça os tetos panorâmicos da Webasto

11/10/2017 00:00:00

A Webasto desenvolve todos os tetos em cooperação próxima com as fabricantes automotivas

A primavera chegou, assim como os dias mais quentes, um sinal de que o verão está próximo. Com isso, mais pessoas estão aproveitando os fins de semana para fugir das grandes metrópoles, pegar a estrada e curtir as praias ou o ambiente mais calmo do interior. E que tal aproveitar ao máximo esses momentos? Os tetos panorâmicos desenvolvidos pela Webasto, líder global em tetos solares, fornecem ar fresco ao dirigir e um ambiente com mais luz dentro do carro, mesmo para os passageiros no banco de trás, aumentando o conforto e a sensação de liberdade ao viajar.

Os tetos panorâmicos podem consistir em um ou dois painéis de vidro, onde a seção frontal sempre pode ser aberta. No mercado brasileiro, alguns dos modelos equipados com esse tipo de teto são o Audi Q3, Jeep Renegade e Jeep Compass.

Os sistemas de teto têm, em sua maioria, mais de um metro quadrado e oferecem ótima visão e uma atmosfera interior agradável, garantindo a estabilidade, rigidez e adaptação à carroceria. Isso acontece principalmente nos desenhos de teto chamados de rail-to-rail, em que o sistema pode ser movido de um trilho lateral ao outro, sendo conectado do para-brisa ao vidro traseiro. Já os panorâmicos de uma peça vêm com um painel de vidro grande que é cercado por outro painel em forma de U. Dessa maneira, os sistemas de teto ficam com uma aparência de vidro sólido.

Para prevenir as correntes de ar e ruídos desagradáveis ao abrir o teto panorâmico, a Webasto aplicou os defletores de vento. Todo teto também possui um sistema de sombreamento, que é formado por persianas com operação manual ou elétrica, com ou sem guias laterais. Mais um destaque é que as composições são feitas de todos os tipos, do tecido elástico transparente ao material opaco que reflete raios UV.

Design elegante

Um estudo feito no Brasil sobre o que motiva as pessoas a comprarem um carro mostra que o design é o mais importante. E não há nada igual a um veículo com um acessório premium, como um grande teto panorâmico se destacando. Devido à transição integrada do para-brisa à traseira, muitos tetos panorâmicos criam um design elegante e dinâmico, que dão a sensação de toda a cobertura do carro ser de vidro, seja em sedãs, peruas ou SUVs.

Desde o início

A Webasto desenvolve todos os tetos em cooperação próxima com as fabricantes automotivas. Isso significa que os especialistas em teto estão envolvidos no desenvolvimento desde o começo, o que permite criar tetos perfeitamente integrados e adaptados com todas as demais partes e estrutura do veículo.

Você sabia?

O primeiro teto panorâmico teve o início de sua produção em série em 2000 para o Peugeot 806 – desenvolvido e fabricado pela Webasto. Com esse esforço pioneiro, a empresa deu uma grande ênfase em sistemas desse tipo, criando uma tendência em tetos panorâmicos nos anos seguintes. Os primeiros modelos equipavam apenas carros de luxo. Porém, hoje, são oferecidos para veículos de todos os segmentos, dos topos de linha aos populares.

 

Sobre a Webasto:
O Grupo Webasto é uma empresa que desenvolve sistemas inovadores para quase todas as montadoras e está entre as 100 melhores fornecedoras da indústria automotiva. Em suas principais áreas, produz tetos solares, panorâmicos e conversíveis, e sistemas térmicos para todos os tipos de condução. Com os sistemas de bateria e soluções de recarga, a Webasto está criando um portfólio de produtos focado em eletromobilidade. Em 2016, o Grupo Webasto gerou vendas de 3,2 bilhões de euros e tem mais de 12.000 colaboradores em mais de 50 locais (sendo mais de 30 plantas de produção). A sede da empresa, fundada em 1901, está localizada em Stockdorf, próximo a Munique (Alemanha). Para mais informações, visite www.webasto-group.com.