Ana Carla Kappaun

Conheça o Jardim Botânico de Miami - mais de 75 anos de história

22/07/2016

Aberto ao público no ano de 1938, o Fairchild Tropical Botanic Garden é um espaço de 83 acres com uma história incrível

crédito fotos: Marcos Kappaun

No mundo de Fairchild existem 11 lagos, um borboletário magnífico, cachoeira, plantas ornamentais e exóticas.

Além de inúmeras exposições de arte, eventos temáticos como os Festivais Internacionais da Manga, do Chocolate e do pássaro, entre outras muitas opções durante o ano todo.

Tive a oportunidade de ter um passeio guiado, com uma vasta explanação de tudo o que tem neste habitat natural.

O que mais me impressionou foi conhecer o borboletário, que inclui visualizar desde o processo de metamorfose da borboleta, até seus voos mais altos, acasalamento e pouso de uma borboleta belíssima em meu braço, além de plantas carnívoras e das maravilhosas orquídeas com cheiro de chocolate, minúsculas, mas com um cheiro contagiante.

O projeto nasceu do sonho do Dr. Fairchild de criar um jardim botânico em Miami, único lugar no continente americano onde as plantas tropicais poderiam crescer ao ar livre durante todo o ano.

O explorador era conhecido por suas viagens ao redor do mundo em busca de plantas. Passando por todos os continentes, com exceção da Antártida ele reuniu centenas de plantas, incluindo mangas, alfafa, nectarina, algodão, soja, bambus e cerejeiras. 

Dentre as iguarias foram recolhidas por Dr. Fairchild uma árvore gigante, o baobá africano e um junco chinês, trazido das Filipinas. São mais de 20.000 plantas  tropicais raras, incluindo palmeiras, cactos, flores e árvores frutíferas.

O espaço conta com museu, laboratório, centro de pesquisa, conservação e preservação da biodiversidade.

 

Deixo o convite para os visitantes e moradores da Flórida conhecerem e apreciarem esta obra prima da natureza que não para de crescer e já é um dos jardins botânicos mais respeitados do mundo. Desfrute!!!