Paulo Mendes Jr

Rinite

12/07/2016

Uma pequeno resumo de uma doença que tanto incomoda

divulgação

Rinite é uma inflamação do nariz que pode ocasionar todos ou alguns destes sintomas: obstrução nasal, coriza, espirros. Muitas pessoas também tem a coceira que pode pode ser tanto no nariz, olhos, ouvidos e garganta. E isto atrapalha o dia a dia dos pacientes, pois muitos tem dificuldade de dormir devido a obstrucao nasal e assim acorda cansado, com a garganta seca e irritada como também pode atrapalhar a visao devido ao prurido e lacrimejamento ocular.

E existem vários tipos de rinite, sendo que algumas delas são:

1- Rinite alérgica : é a mais comum e pode ter como causa os ácaros/poeira doméstica, epitélios de animais, bolor/mofo e os pólens das plantas e flores.

2- Rinite vasomotora: é muito freqüente e tem como causa os cheiros fortes, como por exemplo: fumaça do cigarro, perfume, produtos de limpeza e a mudança de temperatura seja a climática ou decorrente ao ar condicionado do ambiente.

3- Rinite ocupacional: é quando uma pessoa somente apresenta sintomas de rinite quando esta no ambiente de trabalho,nao os apresentando nas férias e finais de semana ou entao, quando ele já tem um quadro de rinite há vários anos , mas piora quando esta no ambiente do trabalho.

Primeiramente é aconselhável ir a um otorrinolaringologista que através de sua história clínica e do exame físico em consultório solicitará alguns exames como o teste cutâneo ou prick test que investigará se é rinite alergica ou não e mostrará especificamente o agente causador dos sintomas. Outro exame, é uma endoscopia nasal que é feito tranquilamente sob anestesia tópica no consultório e que dura poucos minutos com uma possibilidade de indicaçao cirúrgica.

Com estes dados o otorrinolaringologista indicará o melhor tratamento para cada paciente que pode ser desde controle dos sintomas com anti-alérgicos e/ou sprays nasais seja a base de corticóide e/ou de soro fisiológico.

Além disto, os exames  também podem indicar um tratamento muito eficaz e específico que é a imunoterapia ou popularmente conhecida como vacina para rinite, a qual pode ser por via sub-lingual através de gotas ou sub-cutânea que é por injeção.

Paulo Mendes Jr

Otorrinolaringologista

41-33141500