Marco Aurelio Chaves M. de Oliveira

O novo conceito City Branding

07/12/2013

Estratégias para agregar valor ao nome das cidades.

Fonte: Universia Perú

O City Branding é um conceito relativamente novo que cria uma estratégia e provê às cidades de uma imagem, um símbolo ou um significado cultural, uma fonte de valor econômico, constitui um instrumento tal que agrega valor e promove as forças de uma cidade.

Muito difundido na Europa e EUA essa nova tendência ganha força no Brasil devido a Copa do Mundo 2014 e Olimpíadas 2016 no Rio de Janeiro.

No mundo todo algumas cidades como Barcelona, Edimburgo, Nova York, Amsterdam, entre outras, já trabalham a alguns anos este inovador conceito de City Branding, como estratégia para alavancar o turismo e difundir os nomes das cidades ao redor do mundo, e com resultados bastante positivos.

Um case positivo que se destaca no mundo todo é de Amsterdam, o City Branding mostrou como é que a capital holandesa ultrapassou a imagem de drogas e bairros velhos.

Como parte dessa estratégia foi criar um ícone, ou um ponto de referência para que essa imagem fosse espalhada para o mundo todo, e o sucesso não demorou muito e colocaram a marca “I Amsterdam” no “top five” das melhores cidades para negócios e congressos, e também para se viver.

De acordo com Mateu Hernandéz, Presidente da Barcelona Global,  explica que Barcelona tem trabalhado a questão do «City Branding», e salienta a importância de uma estratégia a longo prazo e também destaca a importância da integração de toda a área metropolitana na construção de uma imagem da cidade forte e extremamente competitiva.

O Brasil tem um potêncial enorme para ser trabalhado o conceito City Branding, nosso clima, as pessoas, as praias a natureza conspira ao nosso favor, basta fazer um trabalho sério e bem feito junto aos orgãos competentes e mostrar para o mundo que não somos apenas carnaval e mulatas sambando, temos muito mais para mostrar ao mundo.

Espero que tenham apreciado mais uma tática para alavancar marcas e estratégias de branding, até a próxima.

Marco Aurélio Chaves

Consultor de Branding
mac@mac.ppg.br
www.mac.ppg.br

 

Fonte: Universia